ENSINAR E APRENDER DE INSTRUTORES E DE ALUNOS MILITARES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2119Palavras-chave:
educação militar, ensino–aprendizagem, formação do instrutor, aluno militar.Resumo
A pesquisa teve como objetivo mapear as concepções teórico-práticas acerca da docência de instrutores e a visão de alunos sobre os processos de ensino e de aprendizagem no ensino superior militar. Os sujeitos do estudo foram três instrutores e 78 alunos do último ano do Curso de uma Academia Militar. A abordagem metodológica contemplou uma pesquisa descritiva-analítica, baseada em entrevistas semi-estruturadas e abertas e um questionário aplicado aos instrutores militares. Aos alunos militares foi aplicado apenas um questionário, em função do quantitativo de sujeitos. A partir da análise dos dados foi possível compreender que os instrutores militares têm uma formação específica na sua área muito consistente ao passo que não possuem preparação pedagógica para a docência, aprendendo a serem professores na prática em sala de aula. Os alunos militares, ao exporem suas concepções em torno dos processos de ensino e de aprendizagem, relatam a importância da interação em sala entre professor-aluno, da didática, bem como as características do melhor e do pior docente. Conclui-se que os processos de ensinar e de aprender em uma Academia Militar não estão distantes do que ocorre no meio civil, sendo construções que ocorrem ao longo da vivência escolar e demanda trabalho, conhecimento e compromisso por parte do professor; atividade, estudo, dedicação e interesse por parte do aluno.Downloads
Publicado
22-07-2019
Como Citar
KIRSCH, Deise Becker; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. ENSINAR E APRENDER DE INSTRUTORES E DE ALUNOS MILITARES. Revista Signos, [S. l.], v. 40, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v40i1a2019.2119. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2119. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2019 Deise Becker Kirsch, Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.