ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FOCO: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENEM EM QUESTÕES REFERENTES AO USO DA LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1861Palavras-chave:
Linguística. Ensino. ENEM.Resumo
Este artigo tematiza a performance dos alunos no ENEM em questões que abordem, no Eixo das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, habilidades referentes à capacidade de analisar os contextos de aplicação da língua portuguesa em uso. Por conta disso, parte-se da seguinte indagação: como os participantes do ENEM desenvolvem-se frente a questões que envolvam habilidades de identificação, relação e reconhecimento dos usos da língua em diversificados contextos de aplicação? Objetiva-se, assim, investigar o desempenho discente no exame de avaliação de maior destaque nacional. Metodologicamente, realizou-se um estudo do Relatório Pedagógico do ENEM em suas ponderações diante dos resultados identificados, de modo particular, nas questões com propostas de análise linguística. O aporte teórico subjacente a este trabalho encontra respaldo em Marcondes (2010); Geraldi (2001); Luft (2009); Perini (2009); e Suassuna (2012).Downloads
Publicado
19-12-2018
Como Citar
SILVA, Mariane Mérida; CAETANO, Joane Marieli Pereira; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FOCO: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ENEM EM QUESTÕES REFERENTES AO USO DA LÍNGUA MATERNA. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1861. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1861. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Mariane Mérida Silva, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.