SEMIÓTICA E LEITURA EM TEXTOS MIDIÁTICOS: PERSPECTIVA METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1831Palavras-chave:
Palavras-chave, Semiótica. Leitura. Discurso. Textos midiáticosResumo
Propomos, neste trabalho, um Roteiro de atividades de leitura e interpretação dos discursos de dois textos midiáticos, romance e filme homônimo Lavoura Arcaica, sob a luz da semiótica discursiva para o verbal narrativizado e para a fílmica transmutada para o sincretismo verbo-viso-sonoro. A teoria semiótica tem oferecido instrumentos apropriados para uma leitura compreensiva do sentido de textos. As maneiras pelas quais ela propõe esse sentido levam à interpretação segura das linguagens verbal, não verbal e sincrética. Pensamos que um trabalho com textos midiáticos, mais especificamente, com análise de textos literários transmutados para o cinema, pode nos apontar estratégias que viabilizem um melhor trabalho de formação de leitor da educação básica.Downloads
Publicado
19-12-2018
Como Citar
SCOPARO, Tânia Regina Montanha Toledo. SEMIÓTICA E LEITURA EM TEXTOS MIDIÁTICOS: PERSPECTIVA METODOLÓGICA. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1831. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1831. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.