SEMIÓTICA E LEITURA EM TEXTOS MIDIÁTICOS: PERSPECTIVA METODOLÓGICA

Autores

  • Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ - SEED UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1831

Palavras-chave:

Palavras-chave, Semiótica. Leitura. Discurso. Textos midiáticos

Resumo

Propomos, neste trabalho, um Roteiro de atividades de leitura e interpretação dos discursos de dois textos midiáticos, romance e filme homônimo Lavoura Arcaica, sob a luz da semiótica discursiva para o verbal narrativizado e para a fílmica transmutada para o sincretismo verbo-viso-sonoro. A teoria semiótica tem oferecido instrumentos apropriados para uma leitura compreensiva do sentido de textos. As maneiras pelas quais ela propõe esse sentido levam à interpretação segura das linguagens verbal, não verbal e sincrética. Pensamos que um trabalho com textos midiáticos, mais especificamente, com análise de textos literários transmutados para o cinema, pode nos apontar estratégias que viabilizem um melhor trabalho de formação de leitor da educação básica.

Biografia do Autor

Tânia Regina Montanha Toledo Scoparo, SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ - SEED UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, (Brasil, 2017). Compõe a Equipe Técnica da Secretaria Estadual da Educação do Paraná – SEED. Compõe Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, (Departamento de Letras).

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

SCOPARO, Tânia Regina Montanha Toledo. SEMIÓTICA E LEITURA EM TEXTOS MIDIÁTICOS: PERSPECTIVA METODOLÓGICA. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1831. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1831. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos