DIALOGICIDADE E TEMA GERADOR: PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR EM TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1803Palavras-chave:
Organização das práticas educativas, perspectiva teórico-metodológica, três momentos pedagógicos, Educação como prática da liberdade.Resumo
O artigo explicita a concepção de educação presente na obra de Paulo Freire intitulada Educação como prática da liberdade. Este conceito é compreendido como caminho para a análise da dinâmica de investigação de temas geradores. Em decorrência, a abordagem temática e a dialogicidade são tomadas como pressupostos analíticos da metodologia intitulada Três momentos pedagógicos problematizadores. O argumento apresentado como pedra de toque gira em torno da possibilidade de os três momentos pedagógicos constituírem uma estratégia educativa com potencial significativo para a organização programática das práticas educativas no ensino superior.Downloads
Publicado
23-07-2018
Como Citar
REAL, Márcio Penna Corte; ELIAS, Carime Rossi; GOMIDE, Cristina Helou. DIALOGICIDADE E TEMA GERADOR: PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO SUPERIOR EM TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1803. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1803. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Márcio Penna Corte Real, Carime Rossi Elias, Cristina Helou Gomide
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.