A MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES, IMAGENS E DISCURSO

Autores

  • Mariana Brockes Campos
  • Rusvênia Luiza Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1767

Palavras-chave:

Mulher, Livro Didático, Representação, Identidade

Resumo

O presente artigo avaliará o lugar da mulher no livro didático de Geografia. Será analisada a última aprovação de livros realizada pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), cujas obras já foram distribuídas e utilizadas nas escolas, ou seja, a de 2014. Foram analisadas duas coleções de Geografia do Ensino Fundamental II, selecionadas de acordo com o critério de terem sido as mais distribuídas no Brasil pelo PNLD. O lugar da mulher no livro didático de Geografia se dará por uma análise das representações, imagens e discurso identificados nos livros didáticos em questão. Percebeu-se que, ao longo da análise, a mulher tem ocupado lugar estereotipado sendo ainda incipientes as ações desempenhadas com o objetivo de uma representação totalizante e mais ampliada do seu lugar na sociedade-mundo.

Biografia do Autor

Mariana Brockes Campos

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Rusvênia Luiza Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutora pela Universidade de São Paulo. É professora Associada I da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

23-07-2018

Como Citar

CAMPOS, Mariana Brockes; SILVA, Rusvênia Luiza. A MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES, IMAGENS E DISCURSO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1767. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1767. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos