A MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES, IMAGENS E DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1767Palavras-chave:
Mulher, Livro Didático, Representação, IdentidadeResumo
O presente artigo avaliará o lugar da mulher no livro didático de Geografia. Será analisada a última aprovação de livros realizada pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), cujas obras já foram distribuídas e utilizadas nas escolas, ou seja, a de 2014. Foram analisadas duas coleções de Geografia do Ensino Fundamental II, selecionadas de acordo com o critério de terem sido as mais distribuídas no Brasil pelo PNLD. O lugar da mulher no livro didático de Geografia se dará por uma análise das representações, imagens e discurso identificados nos livros didáticos em questão. Percebeu-se que, ao longo da análise, a mulher tem ocupado lugar estereotipado sendo ainda incipientes as ações desempenhadas com o objetivo de uma representação totalizante e mais ampliada do seu lugar na sociedade-mundo.Downloads
Publicado
23-07-2018
Como Citar
CAMPOS, Mariana Brockes; SILVA, Rusvênia Luiza. A MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: REPRESENTAÇÕES, IMAGENS E DISCURSO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1767. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1767. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Mariana Brockes Campos, Rusvênia Luiza Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.