EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: PERSPECTIVAS ROUSSENIANAS PARA O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1752Palavras-chave:
Filosofia, Educação, Política, Autonomia.Resumo
Neste artigo destacamos a noção de autonomia presente na filosofia de Rousseau. Tomamos como objeto de reflexão quatro obras deste autor: o Primeiro e o Segundo Discurso, O contrato social e o Emílio. É nesta última obra, toda ela dedicada à formação humana, que Rousseau expõe sua pedagogia filosófica, destacando que qualquer ideia de transformação social passa necessariamente pela transformação do homem. E cabe à educação, entendida não como mera escolarização, mas como verdadeiro processo de formação humana, moral e intelectual, esse importante papel político. Desse modo, o estudo de Rousseau mostra sua atualidade na medida em que nos faz por em questão, mais uma vez, os fins da educação. Deixar-se provocar pelo pensamento filosófico de Rousseau, pondo em questão o homem, a sociedade, os valores, as instituições, a educação, faz parte do exercício da autonomia.Downloads
Publicado
23-07-2018
Como Citar
SILVA, Ana Maria Siqueira; FERREIRA, Evandson Paiva; SILVA, Régis Lopes. EDUCAÇÃO E AUTONOMIA: PERSPECTIVAS ROUSSENIANAS PARA O ENSINO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1752. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1752. Acesso em: 22 nov. 2024.
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Artigos
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