DIÁLOGOS ENTRE A CONCEPÇÃO DE LEITURA FREIRIANA E A ANÁLISE DO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1748Palavras-chave:
Paulo Freire, Análise do Discurso, Ensino de leitura.Resumo
O presente artigo tem por escopo promover um diálogo entre a ideia de leitura postulada por Paulo Freire em sua trajetória intelectual e a noção de leitura no quadro da Análise do Discurso contemporânea. Objetivamos, com isso, verificar a noções de leitura do mundo e leitura da palavra discutidas por Freire e operá-las em termos de condições sócio-históricas e culturais de produção do discurso e competência sociocultural concepções desenvolvidas no bojo dos estudos discursivos. Privilegiamos como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso em sua perspectiva enunciativo-discursiva. Para operar a produção da leitura discursiva, no quadro da supracitada associação, selecionamos um texto, tomado como discurso, para o qual o sujeito-leitor precisa mobilizar suas competências textual e genérica - leitura da palavra - bem como sua competência sociocultural - leitura do mundo - no bojo das condições sócio-históricas e culturais que viabilizaram a manifestação e circulação do referido texto. Os resultados apontam que a intersecção entre as ideias de Freire e a AD é bastante fecunda, sobretudo para se repensar o ensino de leitura, pois visa à uma prática de leitura crítica, que mobiliza as competências textual, genérica e sociocultural do sujeito-leitor.Downloads
Publicado
23-07-2018
Como Citar
FERREIRA, Cristiane da Silva; FERREIRA, Anderson. DIÁLOGOS ENTRE A CONCEPÇÃO DE LEITURA FREIRIANA E A ANÁLISE DO DISCURSO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1748. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1748. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Cristiane da Silva Ferreira, Anderson Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.