AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • Aline Diesel
  • Vanessa Pederiva
  • Silvana Neumann Martins
  • Jacqueline Silva da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1646

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Licenciaturas, Metodologias ativas de ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições dos cursos de Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no Rio Grande do Sul/BRA, na formação de seus alunos no que se refere à utilização de estratégias de ensino norteadas por metodologias ativas. O referencial teórico está ancorado na formação inicial de professores (NÓVOA, 2009; TARDIF, 2012) e no caráter autônomo que proporciona uma abordagem com metodologias ativas de ensino (BERBEL, 2011; FREIRE, 2015). O estudo segue uma abordagem quantitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos formandos de quatro cursos de Licenciatura da IES investigada. Como resultados, evidenciou-se que o curso de Pedagogia se destacou como o que oferece maior frequência práticas pedagógicas norteadas por metodologias ativas, embora os outros também ofereçam essa metodologia. O curso de História aparece como o curso em que se destacam aulas expositivas, centradas no professor. Os cursos de Letras e Educação Física desenvolvem práticas pedagógicas ora tradicionais, ora ativas.

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Publicado

19-12-2018

Como Citar

DIESEL, Aline; PEDERIVA, Vanessa; NEUMANN MARTINS, Silvana; SILVA DA SILVA, Jacqueline. AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i2a2018.1646. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1646. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos