CONGRESSOS E CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: ESPAÇOS SOCIAIS DEMOCRÁTICOS DE INTERLOCUÇÃO E PLANEJAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1610Palavras-chave:
Gestão democrática da educação, Coned, ConaeResumo
Circunscrito às temáticas “congressos e conferências nacionais de educação na década de 1990 e nos anos 2000 e planejamento educacional”, neste artigo objetiva-se discutir em que medida os congressos e as conferências no campo da educação, realizados na década de 1990 e nos anos 2000, configuraram-se (configuram-se) como espaços sociais democráticos de interlocução e instrumentos diferenciados de planejamento. Para a construção da discussão, os caminhos do processo científico, considerando os aspectos instrumentais e a discussão teórica, concentram-se em abordagem qualitativa e na construção das informações por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os anos 1990 e a primeira década dos anos 2000 são marcados pela realização dos Congressos Nacionais de Educação, denominados Coned; e a segunda década dos anos 2000, até o momento, pela realização de duas Conferências Nacionais de Educação, denominadas Conae, respectivamente em 2010 e 2014. Nestes espaços, é o da Conae/2010 o que discute diretamente o planejamento da educação. Todavia, dados os temas e objetivos secundários, os organizadores e os participantes previstos dos Coned e das Conae, é uma hipótese que esses eventos vêm tentando se constituir em espaços sociais democráticos de interlocução e instrumentos diferenciados de planejamento.Downloads
Publicado
23-07-2018
Como Citar
LAGARES, Rosilene; ALMEIDA, Greice Quele Mesquita de; SANTOS, Jocyleia Santana dos. CONGRESSOS E CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: ESPAÇOS SOCIAIS DEMOCRÁTICOS DE INTERLOCUÇÃO E PLANEJAMENTO. Revista Signos, [S. l.], v. 39, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1610. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1610. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2018 Rosilene Lagares, Greice Quele Mesquita de Almeida, Jocyleia Santana dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.