CLASSE HOSPITALAR: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1595Palavras-chave:
Educação inclusiva, Educação especial, Classe hospitalar, Atendimento educacional hospitalar, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre educação inclusiva no contexto hospitalar e elege como objetivo compreender a percepção da professora, dos educandos em tratamento de saúde e de seus respectivos familiares acerca do processo ensino-aprendizagem de matemática na classe hospitalar. Apresenta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, valendo-se do método de Estudo de Caso. Para a análise, utiliza-se dos pressupostos da Análise de Conteúdo na abordagem de Franco (2005) e Bardin (2004). Enquanto resultado, dentre outros, apresenta a percepção positiva dos educandos em pesquisa e de seus familiares acerca das aulas de matemática ocorridas em um hospital de tratamento contra o câncer em Goiás. Evidencia que as estratégias lúdicas utilizadas são adequadas no sentido de perceber interesse, participação e aprendizagem dos conteúdos de matemática. Expõe a importância de um planejamento sólido e responsável no sentido de contemplar as necessidades individuais de cada educando. Os resultados permitem inferir sobre a relevância de práticas educativas criativas, inovadoras e inclusivas no contexto das classes hospitalares, em meio a muitos desafios e adversidades presentes.Downloads
Publicado
27-12-2017
Como Citar
TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; RIBEIRO, Wanessa Saran; TEIXEIRA, Uyara Soares Calvalcanti; SOUZA, Mário José de. CLASSE HOSPITALAR: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO HOSPITALAR. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1595. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1595. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Wanessa Saran Ribeiro, Uyara Soares Calvalcanti Teixeira, Mário José de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.