A PARCERIA COM O SISTEMA “S” NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: INVESTIDA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA O MERCADO

Autores

  • Renata Cecilia Estormovski Instituto Estadual Polivalente

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1585

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Parceria público-privada. Governo Sartori. Sistema S. Educação para o mercado.

Resumo

O propósito deste estudo é analisar a parceria estabelecida entre a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para oferecer cursos profissionalizantes a alunos e profissionais da rede. Relacionando-a a outras iniciativas do governo Sartori, pretende-se mostrar como tais políticas colaboram para a invasão de valores de mercado na educação. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo, em uma perspectiva qualitativa, que examinou informações disponibilizadas em plataformas do governo sobre a proposta. Foi possível compreender, assim, a relação da cooperação em questão com as políticas anteriores que a embasam, percebendo-as como norteadas pela Terceira Via, corrente que incentiva as relações público-privadas. Dessa forma, por meio de iniciativas que refletem o quase-mercado e a propriedade pública não-estatal, o Estado propõe políticas que o desresponsabilizam de suas obrigações e as repassam para outras entidades, como no caso analisado, favorecendo a implementação de um projeto educativo voltado para o mercado, colaborando com o capital.

Biografia do Autor

Renata Cecilia Estormovski, Instituto Estadual Polivalente

Professora da Rede Estadual de Ensino, especialista em Gestão Educacional (UFSM) e graduada em Letras (FAPLAN) e Pedagogia (UFSM).

Downloads

Publicado

27-12-2017

Como Citar

ESTORMOVSKI, Renata Cecilia. A PARCERIA COM O SISTEMA “S” NA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: INVESTIDA PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO VOLTADO PARA O MERCADO. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1585. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1585. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos