ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1477Palavras-chave:
Ortografia, Língua Portuguesa, Erros regulares, Erros irregularesResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida com estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco acerca da ortografia da língua portuguesa. A pesquisa teve como objetivo identificar os equívocos ortográficos mais recorrentes nos textos analisados e classificá-los em regulares e irregulares, conforme a abordagem construtivista da ortografia dentro dos estudos linguísticos (MORAIS, 2007; 2009; 2012). A metodologia consistiu numa análise de corpus, por meio da coleta de 100 (cem) textos de diferentes gêneros jornalísticos produzidos pelos estudantes, e as análises combinam dados quantitativos com um olhar interpretativo. Os resultados evidenciam que, mesmo estando no ensino médio, os estudantes ainda apresentam desvios ortográficos até mesmo típicos da criança em processo de alfabetização.Downloads
Publicado
27-12-2017
Como Citar
NUNES, Valfrido da Silva. ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1477. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1477. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Valfrido da Silva Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.