ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Valfrido da Silva Nunes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1477

Palavras-chave:

Ortografia, Língua Portuguesa, Erros regulares, Erros irregulares

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida com estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco acerca da ortografia da língua portuguesa. A pesquisa teve como objetivo identificar os equívocos ortográficos mais recorrentes nos textos analisados e classificá-los em regulares e irregulares, conforme a abordagem construtivista da ortografia dentro dos estudos linguísticos (MORAIS, 2007; 2009; 2012). A metodologia consistiu numa análise de corpus, por meio da coleta de 100 (cem) textos de diferentes gêneros jornalísticos produzidos pelos estudantes, e as análises combinam dados quantitativos com um olhar interpretativo. Os resultados evidenciam que, mesmo estando no ensino médio, os estudantes ainda apresentam desvios ortográficos até mesmo típicos da criança em processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Valfrido da Silva Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Linguística (UFAL). Mestre em Linguística (UFAL). Especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa (UPE). Licenciado em Letras - Português/Inglês (UPE). Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Downloads

Publicado

27-12-2017

Como Citar

NUNES, Valfrido da Silva. ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1477. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1477. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos