ENSINO PROFISSIONALIZANTE: UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1388Palavras-chave:
Ensino. Cuidadores. Idosos.Resumo
O envelhecimento populacional é destacado como um fenômeno mundial e, atrelado a este processo, observa-se uma elevação no número de doenças crônico-degenerativas. Consequentemente, estas mudanças geram a necessidade de cuidados permanentes, surgindo como apoio à formação de cuidadores para aqueles que pretendem exercê-los. Por meio deste estudo objetiva-se realizar uma reflexão acerca do ensino profissionalizante na formação do cuidador de idosos. Utilizaram-se como bases para a reflexão diversas obras científicas que abordam a temática, além da experimentação em uma turma de cuidadores de idosos de uma escola profissionalizante do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Com base na reflexão proposta, considera-se que a profissionalização destes indivíduos torna-se necessária à medida que o contingente populacional idoso aumenta, a fim de garantir uma assistência qualificada e integral para esta população específica, além disso, identificou-se que práticas de ensino baseadas em metodologias de problematização fortalecem a apreensão do conhecimento e posterior contextualização sobre seu papel enquanto profissional.Downloads
Publicado
26-07-2017
Como Citar
PISSAIA, Luís Felipe; MOCCELIN, Jéssica Maria; COSTA, Arlete Eli Kunz da; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; MORESCHI, Claudete. ENSINO PROFISSIONALIZANTE: UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1388. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1388. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2017 Luís Felipe Pissaia, Jéssica Maria Moccelin, Arlete Eli Kunz da Costa, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Claudete Moreschi
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