MATEMATICANDO: A GEOMETRIA NAS MANDALAS

Autores

  • Mariana Baumhardt Souza Centro Universitário Univates
  • Marli Teresinha Quartieri
  • Miriam Ines Marchi

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1387

Palavras-chave:

Geometria. Mandalas. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo pretende socializar os resultados de uma prática pedagógica desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em Porto Alegre/RS. O objetivo da prática foi propiciar aos alunos atividades que relacionassem conteúdos matemáticos com a arte, por meio da construção de mandalas. Além disso, foram investigados quais conceitos geométricos poderiam emergir durante a realização das atividades propostas, bem como as reações dos alunos durante a efetivação das mesmas. A coleta dos dados foi realizada a partir do diário de bordo e registros fotográficos de cada intervenção. A prática possibilitou a emergência de conteúdos geométricos relacionados a simetria, posição de retas, figuras planas. Percebeu-se a motivação e o interesse dos alunos durante as atividades propostas. Ademais, a cada encontro resgatavam conhecimentos adquiridos e compreendiam novos saberes relacionando a geometria com a arte.

Biografia do Autor

Marli Teresinha Quartieri

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do Centro Universitário UNIVATES, RS.

Miriam Ines Marchi

Doutora em Química pela UFSM. Professora do Centro Universitário UNIVATES, RS.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

SOUZA, Mariana Baumhardt; QUARTIERI, Marli Teresinha; MARCHI, Miriam Ines. MATEMATICANDO: A GEOMETRIA NAS MANDALAS. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1387. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1387. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos