MATEMATICANDO: A GEOMETRIA NAS MANDALAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1387Palavras-chave:
Geometria. Mandalas. Prática pedagógica.Resumo
Este artigo pretende socializar os resultados de uma prática pedagógica desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em Porto Alegre/RS. O objetivo da prática foi propiciar aos alunos atividades que relacionassem conteúdos matemáticos com a arte, por meio da construção de mandalas. Além disso, foram investigados quais conceitos geométricos poderiam emergir durante a realização das atividades propostas, bem como as reações dos alunos durante a efetivação das mesmas. A coleta dos dados foi realizada a partir do diário de bordo e registros fotográficos de cada intervenção. A prática possibilitou a emergência de conteúdos geométricos relacionados a simetria, posição de retas, figuras planas. Percebeu-se a motivação e o interesse dos alunos durante as atividades propostas. Ademais, a cada encontro resgatavam conhecimentos adquiridos e compreendiam novos saberes relacionando a geometria com a arte.Downloads
Publicado
26-07-2017
Como Citar
SOUZA, Mariana Baumhardt; QUARTIERI, Marli Teresinha; MARCHI, Miriam Ines. MATEMATICANDO: A GEOMETRIA NAS MANDALAS. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1387. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1387. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Mariana Baumhardt Souza, Marli Teresinha Quartieri, Miriam Ines Marchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.