ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Autores

  • Gildete Elias Dutra Centro Universitário UNIVATES
  • Eniz Conceição Oliveira
  • José Cláudio Del Pino

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1375

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Formação. Cidadão. Alfabetização Científica e Tecnológica.

Resumo

No presente artigo aborda-se uma revisão bibliográfica acerca da alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão. Sendo assim, discutem-se os diferentes significados e funções que se têm atribuído à educação científica e tecnológica, elencando os referenciais para reflexão do papel dessa educação, por meio do ensino de ciências como conhecimento importante no desenvolvimento da cidadania. Reflete-se, ainda, sobre a formação inicial e continuada do professor, por entender que este tem o papel fundamental que lhe é imposto pela sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Gildete Elias Dutra, Centro Universitário UNIVATES

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Ensino da UNIVATES

Eniz Conceição Oliveira

Graduada em Química (UFRGS). Mestra em Química (UFRGS). Doutora em Química (UFRGS). Professora do Curso de Pós-Graduação em Ensino da UNINATES.

José Cláudio Del Pino

Graduado em Química (UCRS). Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica (UFRGS) Doutor em Engenharia de Biomassa (UFRGS). Professor do Curso de Pós-Graduação em Ensino da UNIVATES.

Downloads

Publicado

27-12-2017

Como Citar

DUTRA, Gildete Elias; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Cláudio. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i2a2017.1375. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1375. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos