OS ESPAÇOS E MATERIAIS COMO ELEMENTOS FAVORECEDORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1356Palavras-chave:
Educação Infantil, Espaços e Materiais, Conhecimento Lógico-Matemático.Resumo
Neste estudo, analisa-se de que forma os espaços e materiais favorecem a construção do conhecimento lógico-matemático em crianças de três anos. Os pressupostos teóricos que sustentam o estudo são decorrentes de uma perspectiva construtivista, sendo que propõe-se uma interface com autores que abordam a concepção dos espaços e materiais como um segundo educador. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa-ação e foi desenvolvida enquanto docente de uma turma de Maternal de uma Escola Municipal de Educação Infantil, localizada em Lajeado/RS. Para a produção do corpus da pesquisa utilizou-se de Diários de Campo, Filmagens e Fotografia, sendo estes analisados por meio de uma abordagem reflexiva e dispostos em duas categorias. A primeira categoria produzida trata das contribuições do espaço para o desenvolvimento da aprendizagem. Por sua vez, a segunda categoria aborda a importância dos materiais para o brincar simbólico presentes no espaço para o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático.Downloads
Publicado
26-07-2017
Como Citar
LORENZON, Mateus; DA SILVA, Jacqueline Silva. OS ESPAÇOS E MATERIAIS COMO ELEMENTOS FAVORECEDORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1356. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1356. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.