A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A GESTÃO ESCOLAR: DIVERSOS OLHARES

Autores

  • Deborah Breda da Silva Bolsista Iniciação Científica (FAPERGS) Estudante de Nutrição - UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins Centro Universitário Univates
  • Aline Diesel Centro Universitário Univates
  • Natanael Pedro Castoldi Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1263

Palavras-chave:

Gestão escolar. Desafios. Formação inicial. Formação continuada. Professores.

Resumo

A educação de qualidade é um desafio à escola e cabe à gestão escolar unir e conduzir os diferentes pensamentos a fim garantir a melhoria do ensino e da aprendizagem. Entretanto, por diversas vezes, o professor assume um cargo de gestão, sem ter uma formação específica, ignorando a complexidade da tarefa de gerenciar os espaços escolares. Diante dessa situação, objetivou-se investigar as percepções de gestores com relação aos desafios da gestão e as contribuições da formação inicial e da formação continuada na sua atuação. A formação inicial oferece ao professor o aporte teórico para a atuação docente, enquanto a formação continuada mostrou-se como ferramenta propulsora de desacomodação. A formação inicial forneceu as percepções teóricas em relação à gestão, porém, na prática, os profissionais encontraram dificuldades para lidar com os desafios desta carreira.

Biografia do Autor

Deborah Breda da Silva, Bolsista Iniciação Científica (FAPERGS) Estudante de Nutrição - UNIVATES

Bolsista Iniciação Científica (FAPERGS) Estudante de Nutrição - UNIVATES

Silvana Neumann Martins, Centro Universitário Univates

Doutora em Educação.

Aline Diesel, Centro Universitário Univates

Mestre em Ensino.

Natanael Pedro Castoldi, Centro Universitário Univates

Bolsista de Iniciação Científica. Estudante Psicologia Univates.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

SILVA, Deborah Breda da; NEUMANN MARTINS, Silvana; DIESEL, Aline; CASTOLDI, Natanael Pedro. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A GESTÃO ESCOLAR: DIVERSOS OLHARES. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1263. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1263. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos