A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A GESTÃO ESCOLAR: DIVERSOS OLHARES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1263Palavras-chave:
Gestão escolar. Desafios. Formação inicial. Formação continuada. Professores.Resumo
A educação de qualidade é um desafio à escola e cabe à gestão escolar unir e conduzir os diferentes pensamentos a fim garantir a melhoria do ensino e da aprendizagem. Entretanto, por diversas vezes, o professor assume um cargo de gestão, sem ter uma formação específica, ignorando a complexidade da tarefa de gerenciar os espaços escolares. Diante dessa situação, objetivou-se investigar as percepções de gestores com relação aos desafios da gestão e as contribuições da formação inicial e da formação continuada na sua atuação. A formação inicial oferece ao professor o aporte teórico para a atuação docente, enquanto a formação continuada mostrou-se como ferramenta propulsora de desacomodação. A formação inicial forneceu as percepções teóricas em relação à gestão, porém, na prática, os profissionais encontraram dificuldades para lidar com os desafios desta carreira.Downloads
Publicado
26-07-2017
Como Citar
SILVA, Deborah Breda da; NEUMANN MARTINS, Silvana; DIESEL, Aline; CASTOLDI, Natanael Pedro. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A GESTÃO ESCOLAR: DIVERSOS OLHARES. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1263. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1263. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Deborah Breda da Silva, Silvana Neumann Martins, Aline Diesel, Natanael Pedro Castoldi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.