DESEMPENHO PEDAGÓGICO: A EMERSÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1251Palavras-chave:
Currículo, Ensino Médio, Politecnia, Interdisciplinaridade.Resumo
Considerando que avanços significativos vêm ocorrendo nos campos da formação continuada, do currículo, do saber discente e na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, tendo como eixos a vinculação teoria e prática e o trabalho interdisciplinar e contextualizado, o presente artigo teve por objetivo investigar e apresentar, na visão docente, como os trabalhos foram desenvolvidos à luz das construções curriculares efetivadas no sistema educacional gaúcho à emersão da interdisciplinaridade. A pesquisa qualitativa é de cunho descritivo-exploratório, para a qual se adotou a análise temática. A coleta de dados ocorreu via questionário estruturado. A análise dos dados, por meio da análise temática, ocorreu de forma quali-quantitativa. Após o término, pode-se perceber que os professores buscam a minimização do ensino fragmentado e sem nexo, evoluindo para um ensino pautado na interdisciplinaridade, na inter-relação dos sujeitos e, dentre outros, na íntegra participação da comunidade escolar nos processos de ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
26-07-2017
Como Citar
BEDIN, Everton; DEL PINO, José Claudio. DESEMPENHO PEDAGÓGICO: A EMERSÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1251. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1251. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
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Artigos
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