A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: DIFICULDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1176Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação Básica. Ensino de Ciências e MatemáticaResumo
Este artigo aborda a interdisciplinaridade e as possíveis dificuldades e os desafios identificados na sua implementação nas escolas pelos professores que lecionam diferentes disciplinas do currículo escolar. A pesquisa possui abordagem qualitativa e objetivou responder à seguinte questão: “Quais são as dificuldades e os desafios apontados por professores no desenvolvimento de um ensino com características interdisciplinares na área de Ciências e Matemática?” Participaram da investigação 20 docentes com formação inicial em diferentes cursos de licenciatura, entre eles, Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química, todos ingressantes em um curso de pós-graduação na área de Educação em Ciências e Matemática de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados foi feita por meio da escrita de depoimentos pelos participantes da pesquisa como resposta a uma das perguntas de um questionário, a qual indagava sobre as dificuldades e os desafios da interdisciplinaridade na escola. Os depoimentos dos participantes de pesquisa foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD, envolvendo as etapas de unitarização, categorização e construção de metatextos com vistas à descrição e interpretação. Pela análise das unidades de significado, emergiram 13 categorias iniciais, as quais foram reagrupadas em três categorias finais, a saber: dificuldades e desafios associados à fragmentação disciplinar; dificuldades e desafios associados ao diálogo com colegas e gestores; dificuldades e desafios associados aos problemas de interesse e conhecimento. Os resultados mostram que os participantes da pesquisa apontam para a necessidade de serem preenchidas algumas lacunas em sua própria formação docente referentes à interdisciplinaridade e de haver apoio da equipe diretiva das escolas e diálogo entre os professores das diversas disciplinas que compõem o currículo escolar com vistas a superar essas dificuldades e desafios enfrentados ao desenvolver um ensino com características interdisciplinares na área de Ciências e Matemática.Downloads
Publicado
26-07-2017
Como Citar
AVILA, Lanúzia Almeida Brum; MATOS, Diego de Vargas; THIELE, Ana Lúcia Purper; RAMOS, Maurivan Güntzel. A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: DIFICULDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Signos, [S. l.], v. 38, n. 1, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1176. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1176. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Lanúzia Almeida Brum Avila, Diego de Vargas Matos, Ana Lúcia Purper Thiele, Maurivan Güntzel Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.