A CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Ensino de Matemática, Geometria PlanaResumo
Este estudo apresenta uma prática desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola localizada em Boa Vista/RR e é resultado parcial de uma dissertação de mestrado defendida no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, vinculado ao Centro Universitário UNIVATES, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa consistiu em problematizar a construção de triângulos e quadriláteros com materiais alternativos, como canudos e linha. Os aportes teóricos trazem a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a relevância do ensino da geometria. Foi adotada a pesquisa-ação como metodologia para intervenção. A coleta de dados foi realizada a partir do diário de bordo e de questionário aplicado. A prática apontou limitações dos alunos e denotou que os materiais alternativos constituíram-se como recursos adequados para o ensino e a aprendizagem da geometria plana.Downloads
Publicado
04-06-2016
Como Citar
NASCIMENTO, Janio Benevides de Souza; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; QUARTIERI, Marli Teresinha. A CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1005. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Janio Benevides de Souza Nascimento, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.