VIVÊNCIAS COM A NATUREZA: EXPERIMENTANDO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Vivências, Educação Ambiental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Natureza.Resumo
Este estudo tem como objetivos propor vivências com a natureza a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Arvorezinha/RS e analisar os significados dessa experiência. Além disso, verifica-se se a escola analisada vem utilizando a natureza, por meio dos pontos turísticos do município, como possibilidades de educar ambientalmente seus alunos. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e para a aplicação da vivências utilizou-se o Método Aprendizado Sequencial (CORNELL, 2008a). Foram realizadas três vivências com a natureza, uma entrevista com a direção da escola, questionários com 17 alunos participantes e diários de campo para registro das práticas. Constatou-se que a escola visita, anualmente, ambientes naturais e trabalha o tema transversal Meio Ambiente em forma de projetos, porém, a principal promotora dessas atividades é a disciplina de Ciências. Em relação aos significados das vivências, surgiram sentimentos de alegria, felicidade, diversão e medo.Downloads
Publicado
04-06-2016
Como Citar
NEUENFELDT, Derli Juliano; LIMA, Anderson de. VIVÊNCIAS COM A NATUREZA: EXPERIMENTANDO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1000. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 Derli Juliano Neuenfeldt, Anderson de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.