VIVÊNCIAS COM A NATUREZA: EXPERIMENTANDO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Derli Juliano Neuenfeldt Univates
  • Anderson de Lima Univates

Palavras-chave:

Vivências, Educação Ambiental, Anos Finais do Ensino Fundamental, Natureza.

Resumo

Este estudo tem como objetivos propor vivências com a natureza a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Arvorezinha/RS e analisar os significados dessa experiência. Além disso, verifica-se se a escola analisada vem utilizando a natureza, por meio dos pontos turísticos do município, como possibilidades de educar ambientalmente seus alunos. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e para a aplicação da vivências utilizou-se o Método Aprendizado Sequencial (CORNELL, 2008a). Foram realizadas três vivências com a natureza, uma entrevista com a direção da escola, questionários com 17 alunos participantes e diários de campo para registro das práticas. Constatou-se que a escola visita, anualmente, ambientes naturais e trabalha o tema transversal Meio Ambiente em forma de projetos, porém, a principal promotora dessas atividades é a disciplina de Ciências. Em relação aos significados das vivências, surgiram sentimentos de alegria, felicidade, diversão e medo.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Univates

Doutorando do Programa de Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário UNIVATES/Brasil. Educação Física. Professor e Coordenador do Curso de Educação Física – Licenciatura do Centro Universitário UNIVATES/Brasil

Anderson de Lima, Univates

Graduado em Educação Física – Licenciatura, Centro Universitário UNIVATES

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Publicado

04-06-2016

Como Citar

NEUENFELDT, Derli Juliano; LIMA, Anderson de. VIVÊNCIAS COM A NATUREZA: EXPERIMENTANDO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1000. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos