PERFIL DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE TIREOIDE EM TRATAMENTO COM IODOTERAPIA EM UM HOSPITAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Karla Dartora UNIVATES
  • Fernanda Rocha da Trindade UNIVATES

Palavras-chave:

Câncer de Tireoide, Tratamento, Iodoterapia.

Resumo

O câncer de tireoide é uma neoplasia maligna e o tratamento mais indicado é a iodoterapia. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil do paciente diagnosticado com câncer de tireoide no início do tratamento com iodoterapia em um Serviço de Medicina Nuclear de um Hospital do Rio Grande do Sul. A metodologia envolveu a coleta de dados obtida a partir do prontuário de 55 de pacientes, de 20 a 91 anos, diagnosticados com câncer de tireoide, e submetidos à iodoterapia no período de janeiro de 2010 a março de 2015. A incidência foi mais expressiva na população do sexo feminino. O tipo de tumor folicular e o estadiamento I foram os predominantes. Somente 5% apresentaram carcinoma com grau de estadiamento III. A atividade de iodo-131 variou de 10 a 29,9 mCi. A análise estatística não foi significativa para a relação entre a atividade administrada ao paciente e o estadiamento do tumor.

Biografia do Autor

Karla Dartora, UNIVATES

Medicina Nuclear

Downloads

Publicado

18-09-2015

Como Citar

DARTORA, Karla; TRINDADE, Fernanda Rocha da. PERFIL DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER DE TIREOIDE EM TRATAMENTO COM IODOTERAPIA EM UM HOSPITAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 3, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/484. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde