AS BRUMAS DE AVALON: NO EQUILÍBRIO DO IMAGINÁRIO

Autores

  • Karine Weber Universidade Federal de Santa Maria
  • Tania Micheline Miorando Centro Universitário UNIVATES
  • Valeska Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação e Cinema. Formação de Professores. Imaginário Social.

Resumo

Este artigo decorre das discussões realizadas na disciplina de Imaginário, Cinema e Formação, que teve por objetivo problematizar a inserção do cinema na educação, uma ferramenta que pode contribuir para a formação do humano, e, também, no ambiente escolar como movimento de aprendizagem. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, dado sua problemática não proporcionar quantificação de resultados, pois visam à contribuição social e subjetiva. O filme escolhido para este estudo foi “As Brumas de Avalon”, obra cinematográfica dirigida por Uli Edel, do ano de 2001, baseado no livro com o mesmo título, escrito por Marion Zimmer Bradler, em quatro partes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore. Utiliza como aporte teórico Castoriadis, Libâneo, Duarte, Louro, dentre outros autores. Os conceitos presentes na obra cinematográfica e selecionados para este estudo mostram, em parte, a importância de sua inserção ou adaptação ao contexto escolar.

Biografia do Autor

Karine Weber, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Pedagogia da UFSM, estagiária na Pró-Reitoria de Graduação da UFSM.

Tania Micheline Miorando, Centro Universitário UNIVATES

Doutoranda em Educação pela UFSM, Professora no Centro Universitário UNIVATES.

Valeska Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação, Professora no Programa de Pós Graduação em Educação, UFSM.

Downloads

Publicado

09-06-2015

Como Citar

WEBER, Karine; MIORANDO, Tania Micheline; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. AS BRUMAS DE AVALON: NO EQUILÍBRIO DO IMAGINÁRIO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/467. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais