AS BRUMAS DE AVALON: NO EQUILÍBRIO DO IMAGINÁRIO
Palavras-chave:
Educação e Cinema. Formação de Professores. Imaginário Social.Resumo
Este artigo decorre das discussões realizadas na disciplina de Imaginário, Cinema e Formação, que teve por objetivo problematizar a inserção do cinema na educação, uma ferramenta que pode contribuir para a formação do humano, e, também, no ambiente escolar como movimento de aprendizagem. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, dado sua problemática não proporcionar quantificação de resultados, pois visam à contribuição social e subjetiva. O filme escolhido para este estudo foi “As Brumas de Avalon”, obra cinematográfica dirigida por Uli Edel, do ano de 2001, baseado no livro com o mesmo título, escrito por Marion Zimmer Bradler, em quatro partes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore. Utiliza como aporte teórico Castoriadis, Libâneo, Duarte, Louro, dentre outros autores. Os conceitos presentes na obra cinematográfica e selecionados para este estudo mostram, em parte, a importância de sua inserção ou adaptação ao contexto escolar.Downloads
Publicado
09-06-2015
Como Citar
WEBER, Karine; MIORANDO, Tania Micheline; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. AS BRUMAS DE AVALON: NO EQUILÍBRIO DO IMAGINÁRIO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/467. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais