“ELE NÃO ESCREVE, NEM LÊ”: ANÁLISE DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Bianca Campos da Silva Centro Universitário UNIVATES
  • Mateus Lorenzon Centro Universitário UNIVATES
  • Graziela Kieling Bublitz Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Alfabetização, Consciência Fonológica, Dificuldades de aprendizagem.

Resumo

Reconhecendo que o nível de consciência fonológica está relacionado ao processo de aquisição da escrita e da leitura (MOJEEN et al., 2003), o presente estudo analisa o nível de consciência fonológica de crianças com dificuldades na aquisição da leitura, comparando-os com o nível de consciência fonológica apresentado por crianças leitoras. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do teste Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS, relacionando os resultados do nível de consciência fonológica com as hipóteses de alfabetização de Ferreiro e Teberosky (1985). Os dados coletados inferem uma relação de reciprocidade entre o nível de consciência fonológica e os níveis de desenvolvimento da escrita, constatações essas que estão em consonância com estudos realizados anteriormente.

Biografia do Autor

Bianca Campos da Silva, Centro Universitário UNIVATES

Graduanda do Curso de Pedagogia. Centro Universitário UNIVATES.

Mateus Lorenzon, Centro Universitário UNIVATES

Graduando do Curso de Pedagogia. Centro Universitário UNIVATES.

Graziela Kieling Bublitz, Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Letras - PUCRS. Professora do Centro Universitário UNIVATES.

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Publicado

09-06-2015

Como Citar

SILVA, Bianca Campos da; LORENZON, Mateus; BUBLITZ, Graziela Kieling. “ELE NÃO ESCREVE, NEM LÊ”: ANÁLISE DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/460. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais