“ELE NÃO ESCREVE, NEM LÊ”: ANÁLISE DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Alfabetização, Consciência Fonológica, Dificuldades de aprendizagem.Resumo
Reconhecendo que o nível de consciência fonológica está relacionado ao processo de aquisição da escrita e da leitura (MOJEEN et al., 2003), o presente estudo analisa o nível de consciência fonológica de crianças com dificuldades na aquisição da leitura, comparando-os com o nível de consciência fonológica apresentado por crianças leitoras. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do teste Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS, relacionando os resultados do nível de consciência fonológica com as hipóteses de alfabetização de Ferreiro e Teberosky (1985). Os dados coletados inferem uma relação de reciprocidade entre o nível de consciência fonológica e os níveis de desenvolvimento da escrita, constatações essas que estão em consonância com estudos realizados anteriormente.Downloads
Publicado
09-06-2015
Como Citar
SILVA, Bianca Campos da; LORENZON, Mateus; BUBLITZ, Graziela Kieling. “ELE NÃO ESCREVE, NEM LÊ”: ANÁLISE DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/460. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais