A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Lívia Benedetti Pereira UNIVATES
  • Maria Elisabete Bersch UNIVATES

Palavras-chave:

educação profissional, recursos digitais, informática educativa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do uso de recursos digitais no processo educativo na educação profissional. O estudo objetiva conhecer como a educação profissional tem se apropriado dos diferentes recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação para promover o desenvolvimento das competências previstas nos projetos pedagógicos dos cursos e verificar a percepção de professores e alunos em relação a essa apropriação para a construção de conhecimentos. O trabalho foi desenvolvido em uma instituição que atua com educação profissional no município de Lajeado. Encontra-se fundamentado teoricamente principalmente em Demo (2009) e Lévy (1996) no que tange à importância do uso das tecnologias digitais na educação e em Moreira (1999) e Perrenoud (2002) nas questões pertinentes à aprendizagem. No contexto do estudo é possível observar que a apropriação dos recursos digitais durante as atividades dos cursos tem ocorrido com o objetivo principal de familiarizar os estudantes com recursos considerados importantes para o exercício profissional. Como resultado parcial, foi apresentada para a instituição proposta de ampliação da utilização desses recursos como possibilidade de diversificar as estratégicas didático-pedagógicas, tendo em vista a construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Biografia do Autor

Lívia Benedetti Pereira, UNIVATES

Aluna do curso de Pedagogia UNIVATES

Maria Elisabete Bersch, UNIVATES

Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES. Mestre em Educação.

Downloads

Publicado

09-06-2015

Como Citar

PEREIRA, Lívia Benedetti; BERSCH, Maria Elisabete. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/457. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais