A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Lívia Benedetti Pereira UNIVATES
  • Maria Elisabete Bersch UNIVATES

Palavras-chave:

educação profissional, recursos digitais, informática educativa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca do uso de recursos digitais no processo educativo na educação profissional. O estudo objetiva conhecer como a educação profissional tem se apropriado dos diferentes recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação para promover o desenvolvimento das competências previstas nos projetos pedagógicos dos cursos e verificar a percepção de professores e alunos em relação a essa apropriação para a construção de conhecimentos. O trabalho foi desenvolvido em uma instituição que atua com educação profissional no município de Lajeado. Encontra-se fundamentado teoricamente principalmente em Demo (2009) e Lévy (1996) no que tange à importância do uso das tecnologias digitais na educação e em Moreira (1999) e Perrenoud (2002) nas questões pertinentes à aprendizagem. No contexto do estudo é possível observar que a apropriação dos recursos digitais durante as atividades dos cursos tem ocorrido com o objetivo principal de familiarizar os estudantes com recursos considerados importantes para o exercício profissional. Como resultado parcial, foi apresentada para a instituição proposta de ampliação da utilização desses recursos como possibilidade de diversificar as estratégicas didático-pedagógicas, tendo em vista a construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Biografia do Autor

Lívia Benedetti Pereira, UNIVATES

Aluna do curso de Pedagogia UNIVATES

Maria Elisabete Bersch, UNIVATES

Professora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES. Mestre em Educação.

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Publicado

09-06-2015

Como Citar

PEREIRA, Lívia Benedetti; BERSCH, Maria Elisabete. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 7, n. 2, 2015. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/457. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais