COMPARAÇÃO DA RESPOSTA DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM EXERCÍCIO AERÓBICO POR MEIO DE TRÊS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Mateus Winter Centro Universitário Univates
  • Douglas Dickel Centro Universitário Univates
  • Caito André Kunrath Centro Universitário Univates
  • Leonardo De Ross Rosa Centro Universitário Univates
  • Eduardo Sehnem Centro Universitário Univates
  • Caroline Pieta Dias Faculdade da Serra Gaúcha
  • Carlos Leandro Tiggemann Centro Universitário Univates; Faculdade da Serra Gaúcha

Palavras-chave:

Exercício Físico. Intensidade. Frequência Cardíaca.

Resumo

A prática do exercício físico tem sido recomendada pelos profissionais da saúde com o intuito de prevenir diversas doenças e reabilitar os pacientes. O exercício aeróbio é popularmente conhecido pelos seus benefícios e pela sua praticidade, entretanto devem ser observados aspectos importantes como a intensidade do exercício, mensurado facilmente pela frequência cardíaca. O objetivo deste estudo foi comparar a frequência cardíaca por meio de três diferentes métodos: frequencímetro, hand grip e sensação palpatória. Depois de calculada a frequência cardíaca (FC) máxima dos participantes (n=22), foram estipulados os percentuais de 50% e 70% desse valor e os participantes realizaram um teste de esforço na esteira. Os resultados encontrados com o método sensação palpatória são maiores que os dados referentes ao método frequencímetro, e o método hand grip é similar a ambos na intensidade de 50%. Na intensidade de 70% os dados do método de sensação palpatória são significativamente maiores que os dados dos métodos hand grip e frequencímetro. Assim, pode-se concluir que os métodos frequencímetro e hand grip podem ser utilizados para a prescrição de exercício físico.

Downloads

Publicado

28-09-2014

Como Citar

WINTER, Mateus; DICKEL, Douglas; KUNRATH, Caito André; ROSA, Leonardo De Ross; SEHNEM, Eduardo; DIAS, Caroline Pieta; TIGGEMANN, Carlos Leandro. COMPARAÇÃO DA RESPOSTA DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM EXERCÍCIO AERÓBICO POR MEIO DE TRÊS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 3, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/427. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde