ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4235Palavras-chave:
Inclusão, Educação Superior, Ações afrimativas, EtniaResumo
A educação desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária. Em um país continental como o Brasil, onde uma grande diversidade étnica e racial é resultado de séculos de escravidão, principalmente dos povos indígenas e africanos, pelos povos europeus e de outras origens, o acesso e a permanência de estudantes negros no ensino superior são questões cruciais que refletem diretamente na busca por justiça social, equidade e igualdade. Este trabalho tem o objetivo de analisar as características dos estudantes negros da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Nos registros que a universidade mantém, foram consultadas as seguintes variáveis: sexo, etnia, nacionalidade, curso na instituição, residência e tempo de permanência no Ensino Superior. Os resultados da pesquisa indicam que houve um aumento no acesso à educação superior para a população negra na principal instituição de ensino superior do Vale do Taquari entre 2019 e 2023 (70 e 185 estudantes, respectivamente). Porém, o alto percentual de evasão entre os mesmos, principalmente nos cursos de Bacharelado e Licenciatura na Univates (74,4% e 71,3%, respectivamente) impõe desafios significativos de permanência de estudantes negros dentro da instituição. Por esse motivo, é de suma importância a criação e efetiva implementação de ações afirmativas que permitam a permanência de estudantes negros na Univates.
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