SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: CORRELAÇÕES ENTRE ANSIEDADE, DEPRESSÃO, ESTRESSE, AUTOESTIMA E USO DE REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4181Palavras-chave:
adolescência, comportamento digital, bem-estar psicológicoResumo
O estudo teve como objetivo investigar as relações entre saúde mental (ansiedade, estresse, depressão) e autoestima de adolescentes do ensino médio usuários de redes sociais em uma escola privada no município de Crateús, no Ceará. Utilizou-se metodologia quantitativa, de natureza descritiva e correlacional, com aplicação de questionários sociodemográficos, Escala de Autoestima de Rosenberg e DASS-21 em uma amostra de 28 estudantes. Os resultados indicaram prevalência de sintomas leves a moderados de estresse, ansiedade e depressão, com correlações significativas entre essas variáveis e a autoestima. A rede social mais utilizada foi o Instagram, com uso predominante no período noturno, sendo a socialização a principal motivação. Destacaram-se correlações fortes entre saúde mental geral e estresse (ρ = 0,944), e negativa entre autoestima e estresse (ρ = -0,423). Conclui-se que o uso das redes sociais e os fatores emocionais interagem de forma complexa, demandando intervenções psicossociais na escola e promoção de hábitos digitais saudáveis para prevenção de sofrimento psíquico entre adolescentes.
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