ESTIMULAÇÃO psicomotora E EDUCAÇÃO FÍSICA PARA BEBÊS NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO TAQUARI
Palavras-chave:
Educação Física. Estimulação psicomotora. Bebês.Resumo
Entende-se por Estimulação Psicomotora (EP) um conjunto de ações voltadas à estimulação global de crianças de tenra idade, considerando os aspectos afetivo, cognitivo, de linguagem e motor. Este estudo investigou, por meio de questionário semiestruturado, a percepção de professores e atendentes de berçário e de professores de Educação Física (EF) sobre a importância da EP e das aulas de EF oferecidas a bebês e o conhecimento desses profissionais com relação às etapas psicomotoras de crianças entre quatro e 18 meses de idade. Do ponto de vista metodológico, este estudo caracteriza-se como pesquisa de campo, exploratória descritiva, de caráter quantitativo e qualitativo, sendo a amostra composta por 42 profissionais que atuam em berçários de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de um município de médio porte do Vale do Taquari. O estudo permite inferir que, tanto os professores e atendentes de berçários quanto o professor de Educação Física, apesar de estimularem os bebês durante as rotinas das EMEIs, desconhecem atividades específicas que podem ser realizadas com bebês para aquisição de habilidades cognitivas, motoras, afetivas e de linguagem.Downloads
Publicado
28-09-2014
Como Citar
RITTER, Aline Stefani; GRAVE, Magali Teresinha Quevedo. ESTIMULAÇÃO psicomotora E EDUCAÇÃO FÍSICA PARA BEBÊS NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO TAQUARI. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 6, n. 3, 2014. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/417. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde