TENDÊNCIA DOS CASOS DE HANSENÍASE NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI, CEARÁ-BRASIL, ENTRE OS ANOS DE 2013 A 2023: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS MODELOS LINEAR E LOG-LINEAR

Autores

  • Joanderson Nunes Cardoso Faculdade de Medicina - FAMED
  • José Nairton Coelho da Silva Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA
  • Lorena Alencar Sousa Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA
  • Estelita Lima Candido Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA
  • Larissa Lacerda Lodonio Faculdade de Medicina Estácio-IDOMED
  • Cláudio Gleidiston Lima Da Silva Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA
  • Maria do Socorro Vieira Dos Santos Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA
  • Paulo Renato Alves Firmino Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4065

Palavras-chave:

Incidência, Saúde Pública, Análise de Regressão

Resumo

A hanseníase, doença infecciosa com evolução crônica causada pela Mycobacterium leprae. Provoca lesões na pele, podendo levar ao acometimento neural com evolução para incapacidade. Este artigo descreve o comportamento das tendências temporais relacionadas à incidência de hanseníase, disponíveis no DATASUS, entre os anos de 2013 a 2023 na Região Metropolitana do Cariri, utilizando modelos de regressão a fim de compreender a dinâmica de incidência da doença ao longo do tempo. Foram utilizados dois modelos de regressão, um linear e outro log-linear, onde métricas como R² múltiplo e R2 ajustado, o P-valor(p<0,05) e o teste F foram utilizados para avaliar a significância e qualidade do ajuste dos modelos. Foi realizada a previsão de casos para os anos de 2024 e 2025, e que ambos os modelos apresentaram um excelente ajuste identificado pelo R² múltiplo e R2 ajustado. Além disso, os parâmetros de interesse associados à variável de tendência explicitaram significância estatística a 1%. Nos anos 2024 e 2025 respectivamente, há uma previsão de 48 e 33 casos segundo o modelo de regressão linear. Para o mesmo período, o modelo log-linear previu 51 e 44 casos, respectivamente. Neste caso, os modelos de regressão sugeriram uma associação negativa e significativa dos parâmetros estimados.

Biografia do Autor

Joanderson Nunes Cardoso, Faculdade de Medicina - FAMED

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – UFCA, Barbalha-CE, Brasil.

José Nairton Coelho da Silva, Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – UFCA, Barbalha-CE, Brasil.

Lorena Alencar Sousa, Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – UFCA, Barbalha-CE, Brasil.

Estelita Lima Candido, Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA

Doutora em Biotecnologia, Universidade Estadual do Ceará, docente em Ciências da Saúde – UFCA, Barbalha-CE, Brasil.

Larissa Lacerda Lodonio, Faculdade de Medicina Estácio-IDOMED

Graduanda do Curso de Medicina. Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – ESTÁCIO/IDOMED, discente, Juazeiro do Norte-CE.

Cláudio Gleidiston Lima Da Silva, Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA

Docente e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Diretor geral da Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED, Barbalha – CE.

Maria do Socorro Vieira Dos Santos, Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA

Docente e Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED, Barbalha – CE.

Paulo Renato Alves Firmino, Faculdade de Medicina (FAMED) - UFCA

Doutor em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, docente em Ciências da Saúde – UFCA, Barbalha-CE, Brasil

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

NUNES CARDOSO, Joanderson; COELHO DA SILVA, José Nairton; ALENCAR SOUSA, Lorena; LIMA CANDIDO, Estelita; LACERDA LODONIO, Larissa; LIMA DA SILVA, Cláudio Gleidiston; VIEIRA DOS SANTOS, Maria do Socorro; FIRMINO, Paulo Renato Alves. TENDÊNCIA DOS CASOS DE HANSENÍASE NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI, CEARÁ-BRASIL, ENTRE OS ANOS DE 2013 A 2023: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS MODELOS LINEAR E LOG-LINEAR. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 17, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4065. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4065. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde