EFEITO DOS NUTRIENTES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Giovanna Kansha Perracini Centro Universitário Saõ Camilo
  • Andréa Lorenzi Centro Universitário São Camilo
  • Fernanda Ferreira Corrêa Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4019

Palavras-chave:

Assistência Alimentar, Transtornos da Nutrição Infantil, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Transtornos do Comportamento Infantil

Resumo

Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio psiquiátrico prevalente, com impacto significativo na vida dos pacientes e suas famílias. Medicamentos, como psicoestimulantes, são eficazes, mas levantam preocupações sobre efeitos adversos e eficácia prolongada. Estudos indicam que a nutrição, incluindo ômega-3, vitaminas e minerais, pode modular sintomas do TDAH por meio de processos neurobiológicos. Objetivo: Investigar os efeitos de macronutrientes e micronutrientes no manejo do TDAH em crianças. Metodologia: Revisão bibliográfica de artigos publicados nos últimos 10 anos nas bases Scielo e PubMed, selecionando estudos que relacionam nutrição e TDAH, com destaque para padrões alimentares e nutrientes. Resultados: Nutrientes como ômega-3, vitaminas B9 e B12, zinco, magnésio e ferro são essenciais para o desenvolvimento cerebral e modulação de sintomas. Crianças com TDAH frequentemente apresentam deficiências nutricionais e padrões alimentares inadequados, como elevado consumo de alimentos ultraprocessados. Suplementação de magnésio e vitamina D mostraram benefícios no comportamento. Conclusão: Estratégias interdisciplinares, unindo intervenções farmacológicas e nutricionais, podem melhorar a qualidade de vida de crianças com TDAH. Mais estudos são necessários para confirmar a eficácia de longo prazo dessas intervenções nutricionais.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

PERRACINI, Giovanna Kansha; LORENZI, Andréa; CORRÊA, Fernanda Ferreira. EFEITO DOS NUTRIENTES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 17, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v17i3a2025.4019. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/4019. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde