ABORDAGENS METODOLÓGICAS INCLUINDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA TABUADA E DAS OPERAÇÕES MULTIPLICATIVAS COM ALUNOS ATENDIDOS EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Cátia Eliana Florencio Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maria Claudete Schorr Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i4a2024.3975

Palavras-chave:

Sala de Recursos Multifuncional, Pensamento Computacional, Tabuada, Operações Multiplicativas

Resumo

Este artigo aborda a relevância da sala de recursos multifuncional na promoção do pensamento computacional entre alunos com deficiência do ensino fundamental, com foco específico no ensino da tabuada e das operações multiplicativas usando materiais concretos e jogos. Trata-se de uma revisão bibliográfica que examina diferentes abordagens pedagógicas onde são utilizados materiais didáticos para facilitar a aprendizagem dessas operações matemáticas. A revisão também investiga como o pensamento computacional desplugado pode ser integrado ao ensino da matemática, incentivando a prática por meio de atividades lúdicas e interativas. Como resultado da busca bibliográfica, foram selecionadas cinco publicações para análise. A leitura desses trabalhos indica que o pensamento computacional é uma abordagem que contribui para a aprendizagem de conceitos matemáticos e promove o desenvolvimento de várias habilidades em todos os níveis de ensino, bem como, o uso de materiais manipuláveis e jogos proporciona aos estudantes com deficiência uma melhor compreensão das atividades propostas, melhorando as habilidades cognitivas.

Biografia do Autor

Cátia Eliana Florencio, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte (2005); pós graduada em três cursos: 1) Psicopedagogia (FAS - Faculdade de Selvíria - 2006/2007); 2) Artes ( Uniflor - Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte - 2013/2014); 3) Educação Inclusiva - LIBRAS (FACIPAN - Faculdade do Instituto Panamericano - 2019). Tem experiência na área de educação e atualmente exerce a função de professora especialista da sala do AEE ( Atendimento Educacional Especializado)

Maria Claudete Schorr, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC - Rio (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES e professora do Colégio Cenecista João Batista de Mello - CNEC Lajeado. Desde 2004 coordena os projetos de Informática e Robótica do Colégio Cenecista João Batista de Mello. Tem experiência em Informática, com ênfase em Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

FLORENCIO, Cátia Eliana; SCHORR, Maria Claudete. ABORDAGENS METODOLÓGICAS INCLUINDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DA TABUADA E DAS OPERAÇÕES MULTIPLICATIVAS COM ALUNOS ATENDIDOS EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 4, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i4a2024.3975. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3975. Acesso em: 4 abr. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas