METODOLOGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DE ACORDO COM A PRODUÇÃO NACIONAL RECENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i4a2024.3951

Palavras-chave:

Autismo, Educação inclusiva, Ensino de Ciências, Estratégias de ensino, Recursos didáticos

Resumo

Refletir sobre o autismo é relevante e tem sido mais recorrente nos últimos anos, devido ao quantitativo crescente no número de pessoas com esse transtorno. Um dos motivos para a realização deste estudo é estar atuando em uma escola com estudantes com TEA. E teve como objetivo refletir sobre metodologias de ensino de Ciências voltadas para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de acordo com a produção científica nacional recente (2018-2022). Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2023 e considerou os últimos cinco anos como recorte temporal (2018-2022). Para buscar dados, foi consulado o banco de dados do Periódicos CAPES, sendo utilizados os seguintes descritores para as buscas: ‘estratégias de ensino para autistas’ e ‘ensino de Ciências para autistas’. A primeira busca resultou em 112 textos, que por refinamento resultaram 14, destes, foram selecionados 7 artigos com mais relevância. Dos textos selecionados, foram apresentadas as principais características, tais como: estratégia de ensino utilizada pelo educando, recursos pedagógicos utilizados e principais resultados apresentados. As estratégias mais recorrentes foram os jogos lúdicos, atividades em grupos e dinâmicas educativas. Já os recursos mais utilizados foram os recursos visuais e os materiais concretos. Logo, a busca por estratégias de ensino e recursos didáticos apropriados para o atendimento de estudantes com TEA precisa continuar para que assim o ensino de Ciências seja favorecido e alcance a todos os estudantes.

Biografia do Autor

Erica Lidiane Barbosa de Sousa, Instituto Federal de Mato Grosso

Especialização em Ensino de Ciências (IFMT). Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química (IFMT).

Marcelo Franco Leão, IFMT

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

BARBOSA DE SOUSA, Erica Lidiane; LEÃO, Marcelo Franco. METODOLOGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DE ACORDO COM A PRODUÇÃO NACIONAL RECENTE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 4, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i4a2024.3951. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3951. Acesso em: 4 abr. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas