IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MATOGROSSENSE NA VISÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i4a2024.3948

Palavras-chave:

Desafios, Ensino de Química, Novo Ensino Médio

Resumo

Com a reforma e implementação do Novo Ensino Médio (NEM), diversos desafios emergiram para professores, estudantes e gestores escolares. Muitas instituições e atores desse processo ainda estão se adaptando a essa nova realidade, aprendendo, muitas vezes na prática, os melhores caminhos para assegurar uma educação de qualidade a todos. Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores de Química no NEM de uma escola pública matogrossense na visão da Residência Pedagógica. A pesquisa de campo, realizada em novembro de 2023, adotou uma abordagem exploratória, de natureza básica, com enfoque qualitativo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com o diretor escolar e os professores de Química da escola. A análise dos dados coletados revelou os desafios vivenciados pelos professores de Química e pelo gestor durante a implementação do NEM em uma escola pública matogrossense. Apesar de alguns dos entrevistados concordarem com a implementação do NEM, ainda persistem ressalvas, seja em relação à distribuição da carga horária ou devido a outros fatores, como a escassez de materiais para práticas em sala de aula, a infraestrutura deficitária da escola, a falta de laboratórios e equipamentos. Nesse contexto, é preciso considerar que a BNCC apresenta as competências e habilidades a serem desenvolvidas e indica os objetos de conhecimento a serem desenvolvidos, por sua vez, cada estado complementa a BNCC de acordo com a regionalidade, aspectos relevantes que devem ser desenvolvidos em âmbito estadual. Referente aos projetos ou aprofundamento em componentes curriculares específicos, é indicado que atendam demandas da comunidade escolar. Além disso, é crucial preparar e ouvir os professores para aprimorar o ensino-aprendizagem, fornecendo suporte e capacitando a escola com a infraestrutura necessária para atender às demandas dessa nova reforma educacional.

Biografia do Autor

Dario Fernandes de Jesus Neto, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa.

Marcelo Franco Leão, IFMT

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

FERNANDES DE JESUS NETO, Dario; LEÃO, Marcelo Franco. IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MATOGROSSENSE NA VISÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 4, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i4a2024.3948. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3948. Acesso em: 4 abr. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas