TECNOLOGIAS WASTE-TO ENERGY: UMA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DO RESÍDUO SÓLIDO URBANO DE NITERÓI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i4a2024.3934

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Energia, Sustentabilidade

Resumo

Tendo em vista o grande crescimento populacional global e baixo reaproveitamento dos resíduos sólidos, alternativas sustentáveis estão sendo estudadas e implementadas, uma vez que o restante é disposto, majoritariamente, em aterros e lixões. De forma a beneficiar-se da redução de seu volume e de seu aproveitamento energético, surgem as tecnologias Waste-to-Energy, em que resíduos se transformam em energia. Assim, este trabalho aborda uma metodologia alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, estudando propostas que usufruam do potencial energético dos resíduos sólidos urbanos do município de Niterói, no Rio de Janeiro, com base em seu Plano Municipal de Saneamento Básico. Considerando as análises gravimétrica, elementar e imediata do resíduo oriundo da coleta, foi possível determinar seu poder calorífico a partir do Modelo de Dulong modificado, e estimar o potencial energético. Os cálculos mostraram que o poder calorífico do resíduo sólido urbano se encontra no intervalo esperado, de acordo com a literatura. Ademais, seguindo a projeção de crescimento da coleta seletiva em um horizonte de 20 anos, observou-se uma oscilação no seu valor de acordo com o percentual de desvio dos resíduos sólidos secos e úmidos dos aterros sanitários, apresentando uma média de 10,86 MJ/kg. A análise do potencial energético do resíduo sólido urbano apresentou possibilidades vantajosas e sustentáveis de aproveitamento do resíduo através da geração de energia após aplicação de tecnologias Waste-to-Energy, como a incineração do resíduo ou sua utilização para produção do combustível derivado de resíduos.

Biografia do Autor

Carolina Alonso Pereira, Universidade Federal Fluminense

Bacharelado em Engenharia Química, Universidade Federal Fluminense.

Alícia Carneiro Vasconcellos Lopes, Universidade Federal Fluminense

Bacharelando em Engenharia Química, Universidade Federal Fluminense.

Luciane Pimentel Costa Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Meio Ambiente, Universidade Federal Fluminense. Professora Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, Universidade Federal Fluminense.

Larissa Costa Monteiro, Universidade de Brasília

Mestre em Agronegócios, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

ALONSO PEREIRA, Carolina; CARNEIRO VASCONCELLOS LOPES, Alícia; PIMENTEL COSTA MONTEIRO, Luciane; COSTA MONTEIRO, Larissa. TECNOLOGIAS WASTE-TO ENERGY: UMA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DO RESÍDUO SÓLIDO URBANO DE NITERÓI. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 4, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i4a2024.3934. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3934. Acesso em: 4 abr. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas