METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ATUAL (2017-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3906

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Conceitos de Biologia, Ensino de Ciências, Metodologias de Ensino

Resumo

A Biologia é uma área do conhecimento importante, pois traz conceitos de suma importância que explicam fenômenos ocorridos no cotidiano. Esse componente curricular apresenta conceitos relevantes, facilmente contextualizáveis. Muitos estudantes a veem como prazerosa e com abordagens interessantes. Este estudo teve como objetivo analisar as principais metodologias de ensino e recursos didáticos usados no ensino de Biologia de acordo com a produção científica atual publicada na Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (2017 a 2023). A pesquisa é de natureza básica, descritiva e exploratória. Para o a realização desse trabalho, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico no site da revista. A pesquisa foi conduzida de junho a outubro de 2023. Os 15 artigos encontrados foram analisados com base nos critérios estabelecidos, e os dados foram sistematizados por meio de gráfico e quadro. Dentre os periódicos científicos encontrados, verificou-se que as metodologias mais utilizadas para ensinar Biologia no Ensino Médio foram jogos didáticos, softwares, aplicativos, questionários, pesquisa-ação, aprendizagem baseada em problemas, entre outros. Ao analisar os resultados é possível inferir que tanto as metodologias quanto os recursos didáticos usados para o ensino da biologia no período estabelecido contribuíram significativamente para potencializar o ensino, personalizando de acordo com a necessidade de cada etapa de ensino. Logo, esses recursos vieram para ficar e estão sendo cada vez mais introduzidos no meio educativo, apresentando resultados positivos e intensificando o processo de ensino.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, IFMT

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT.

Maria Beatriz Gomes do Nascimento, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduação em Licenciatura em Biologia pelo IFMT Campus Confresa.

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; GOMES DO NASCIMENTO, Maria Beatriz. METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ATUAL (2017-2023). Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3906. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3906. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde