METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ATUAL (2017-2023)
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3906Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Conceitos de Biologia, Ensino de Ciências, Metodologias de EnsinoResumo
A Biologia é uma área do conhecimento importante, pois traz conceitos de suma importância que explicam fenômenos ocorridos no cotidiano. Esse componente curricular apresenta conceitos relevantes, facilmente contextualizáveis. Muitos estudantes a veem como prazerosa e com abordagens interessantes. Este estudo teve como objetivo analisar as principais metodologias de ensino e recursos didáticos usados no ensino de Biologia de acordo com a produção científica atual publicada na Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (2017 a 2023). A pesquisa é de natureza básica, descritiva e exploratória. Para o a realização desse trabalho, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico no site da revista. A pesquisa foi conduzida de junho a outubro de 2023. Os 15 artigos encontrados foram analisados com base nos critérios estabelecidos, e os dados foram sistematizados por meio de gráfico e quadro. Dentre os periódicos científicos encontrados, verificou-se que as metodologias mais utilizadas para ensinar Biologia no Ensino Médio foram jogos didáticos, softwares, aplicativos, questionários, pesquisa-ação, aprendizagem baseada em problemas, entre outros. Ao analisar os resultados é possível inferir que tanto as metodologias quanto os recursos didáticos usados para o ensino da biologia no período estabelecido contribuíram significativamente para potencializar o ensino, personalizando de acordo com a necessidade de cada etapa de ensino. Logo, esses recursos vieram para ficar e estão sendo cada vez mais introduzidos no meio educativo, apresentando resultados positivos e intensificando o processo de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Franco Leão, Maria Beatriz Gomes do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.