A TELECONSULTA COMO FERRAMENTA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA DE COVID-19: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3905Palavras-chave:
enfermagem, cuidados de enfermagem, tecnologia da informação, consulta remotaResumo
Em 11 de março de 2020, a OMS declarou pandemia global da COVID-19, causada pelo SARS-COV-2e. A rápida disseminação do vírus impôs adaptações e mudanças nos sistemas de saúde, forçando as estruturas assistenciais se reorganizaram, principalmente na logística de atendimento e acompanhamento dos pacientes. Uma das mudanças foi o uso das tecnologias de informação e comunicação na saúde (e-saúde). O estudo busca refletir sobre o potencial das orientações em saúde por meio da teleconsulta, adotada pelo (a) enfermeiro (a) como estratégia para o enfrentamento da COVID-19. Trata-se de uma scoping review, com base nas recomendações PRISMA-ScR. Utilizou-se como ambiente de busca as bases de dados da PUBMED, LILACS e CINAHL. A amostra final contou com 09 estudos, os quais evidenciaram que o uso da ferramenta de teleconsulta nos atendimentos de enfermagem, no período pandêmico, influenciou no desenvolvimento de novas habilidades de comunicação entre profissional e paciente, auxiliou na verificação do estado psicológico de clientes, monitoramento das formas de autocuidado, atividade física, alimentação e reconhecimento dos sinais e sintomas da COVID-19. Foi possível inferir que a teleconsulta teve um impacto significativo na manutenção da assistência de enfermagem durante a pandemia, fornecendo cuidados aos pacientes remotamente e contribuindo para a prevenção e tratamento da COVID-19.
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