PEDAGOGIA DA NATAÇÃO: UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE MÉTODOS DE ENSINO PARA CRIANÇAS

Autores

  • Juan Sebastian Romero Ramirez Universidad Pedagogica Nacional
  • Derli Juliano Neuenfeldt Univates.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3897

Palavras-chave:

Pedagogia da Natação., Ensino, Métodos de Ensino., Criança.

Resumo

Durante muito tempo, o ensino da natação deu ênfase a conhecimentos advindos da biomecânica e fisiologia, negligenciando a necessidade de uma pedagogia aplicada a essa atividade. Como resultado, no ensino da natação tem predominado um enfoque tecnicista, mesmo para crianças. Este estudo tematiza essa lacuna pedagógica e tem como principal objetivo identificar e analisar os métodos de ensino predominantes, destacar padrões e tendências, e descobrir áreas que precisam de mais investigação. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura utilizando o método de Moreira (2004), pesquisando a base de dados da CAPES utilizando-se das palavras-chave “natação” e “criança”. Após uma seleção detalhada, foram encontrados 9 artigos. A análise deles mostra que, ainda hoje, a natação está dominada por métodos tecnicistas. A revisão da literatura destacou as limitações dessas metodologias, que frequentemente se concentram exclusivamente na execução correta das técnicas de nado. Evidenciamos que, embora os métodos global e analítico tenham contribuído de forma valiosa, também há necessidade de uma abordagem mais holística que transcenda o ensino das técnicas e integre aspectos emocionais e pedagógicos. Conclui-se que para melhorar o ensino da natação, é essencial adotar métodos mais integrados e centrados no aluno. A implementação de práticas que considerem a diversidade de necessidades e o ambiente emocional das crianças pode transformar a experiência educativa, promovendo não apenas a aquisição de habilidades técnicas, mas também uma conexão mais profunda e duradoura com o meio aquático.

Biografia do Autor

Juan Sebastian Romero Ramirez, Universidad Pedagogica Nacional

Acadêmico do curso de Educação Física (Universidad Pedagógica Nacional/Colômbia).

Derli Juliano Neuenfeldt, Univates.

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), especialização em Pedagogia do Esporte (1997) pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Gestão Universitária (2013) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento (2016) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Foi coordenador do Curso de Educação Física - Bacharelado da Univates (2008-2011) e coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura da Univates (2008-2019). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado e no Programa de Pós-graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação de professores, educação ambiental, ensino e TDICs.

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Publicado

28-10-2024

Como Citar

ROMERO RAMIREZ, Juan Sebastian; NEUENFELDT, Derli Juliano. PEDAGOGIA DA NATAÇÃO: UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE MÉTODOS DE ENSINO PARA CRIANÇAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3897. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3897. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde