PEDAGOGIA DA NATAÇÃO: UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE MÉTODOS DE ENSINO PARA CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3897Palavras-chave:
Pedagogia da Natação., Ensino, Métodos de Ensino., Criança.Resumo
Durante muito tempo, o ensino da natação deu ênfase a conhecimentos advindos da biomecânica e fisiologia, negligenciando a necessidade de uma pedagogia aplicada a essa atividade. Como resultado, no ensino da natação tem predominado um enfoque tecnicista, mesmo para crianças. Este estudo tematiza essa lacuna pedagógica e tem como principal objetivo identificar e analisar os métodos de ensino predominantes, destacar padrões e tendências, e descobrir áreas que precisam de mais investigação. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura utilizando o método de Moreira (2004), pesquisando a base de dados da CAPES utilizando-se das palavras-chave “natação” e “criança”. Após uma seleção detalhada, foram encontrados 9 artigos. A análise deles mostra que, ainda hoje, a natação está dominada por métodos tecnicistas. A revisão da literatura destacou as limitações dessas metodologias, que frequentemente se concentram exclusivamente na execução correta das técnicas de nado. Evidenciamos que, embora os métodos global e analítico tenham contribuído de forma valiosa, também há necessidade de uma abordagem mais holística que transcenda o ensino das técnicas e integre aspectos emocionais e pedagógicos. Conclui-se que para melhorar o ensino da natação, é essencial adotar métodos mais integrados e centrados no aluno. A implementação de práticas que considerem a diversidade de necessidades e o ambiente emocional das crianças pode transformar a experiência educativa, promovendo não apenas a aquisição de habilidades técnicas, mas também uma conexão mais profunda e duradoura com o meio aquático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juan Sebastian Romero Ramirez, Derli Juliano Neuenfeldt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.