INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS NOS LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO CLÍNICA POR ENFERMEIROS: ANÁLISE DE BOAS PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3890

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Organização e Administração, Gestão em Saúde, Avaliação Educacional, Benchmarking

Resumo

O estudo objetivou evidenciar os instrumentos de avaliação utilizados nos laboratórios de simulação clínica por enfermeiros gestores. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa, que teve como participantes 10 (dez) enfermeiros que atuam em cargos de gestão de centros ou laboratórios de simulação clínica em instituições de ensino e de saúde. Diante do que foi analisado, percebe-se que, apesar da importância da simulação clínica para o ensino e aprendizagem na enfermagem, a avaliação das boas práticas realizadas nestes laboratórios ainda é pouco utilizada neste segmento, mesmo considerando a existência de instrumentos validados disponíveis para orientar o método. Mediante ao presente estudo foi possível evidenciar os instrumentos de avaliação utilizados nos laboratórios de simulação clínica por enfermeiros gestores. Todavia, a pesquisa deixou evidente que este movimento se encontra incipiente nas maiorias dos laboratórios pesquisados, apesar de existir recomendações em literatura específica como o Exame Clínico Objetivo Estruturado.

Biografia do Autor

Isaac Sebastião Nunes Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) - Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde (EEAAC-UFF). Membro do grupo de pesquisa Cidadania e Gerência na Enfermagem - UFF. Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade Bezerra de Araújo. Especialista em Atendimento Pré-hospitalar pela UNIBF. Graduação em Enfermagem pela Faculdade Bezerra de Araújo (2018). Instrutor de atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros. Instrutor do programa de treinamento Stop the Bleed.

Cláudio José de Souza, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia (1997) pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac (FELM) e Nutrição (2018) pela Faculdade Bezerra de Araújo (FABA). Pós Doutor, Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente Professor Adjunto da EEAAC/UFF, lotado no Departamento Médico Cirúrgico, atuando na disciplina Unidades de Maior Complexidade: Emergência, Nefrologia e CTI, Fui Coordenador e Professor da Pós-Graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva (2017-2022) e Professor Titular na Graduação em Enfermagem (FABA) (2007-2022). Especialista nas áreas de: Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana; Docência do Ensino Superior, Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem; Gestão de Recursos Humanos; Pedagogia Social e Elaboração de Projetos; Coordenação Pedagógica e Planejamento e em enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência e em Unidade de Terapia Intensiva. Tem experiência em Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Unidade Coronariana, Pós Operatório de Cirurgias Cardíacas. Vice-Líder e Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Cidadania e Gerência na Enfermagem (UFF), Membro e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa: Trabalho, Saúde e Educação (NUPETSE/UFF). Professor Permanente do Programa de Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF) atuando na linha de pesquisa: Cuidados Clínicos e Gestão em Saúde - Projeto: Gestão do cuidado , tecnologia e inovação em saúde. Colunista do Sistema de Educação Continuada (Secad). Autor do Livro: Manual de Rotina em Enfermagem Intensiva.

Zenith Rosa Silvino, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1982), graduada em Direito (1988), Licenciatura Plena em Enfermagem (1983), Mestrado em Direito do Estado (1994), Doutorado em Enfermagem (2002) e Pós-doutorado (2015). Atualmente é Professor Titular na área de Administração em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Atua na graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde. Avaliadora de Cursos do INEP desde 2006. Diretora de Enfermagem do HUAP-UFF (2003-2007). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF (2013-2014). Chefe Departamento (2000-2002 e 2019-2022). Membro Titular do Colegiado de Unidade em várias gestões. Coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial - MPEA (2010-2014). Membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar. Integra o Corpo Editorial e é consultora ad hoc de renomadas revistas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração/Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Serviços de Saúde/Enfermagem, Gestão dos Cuidados em Saúde/Enfermagem, Gestão da Segurança com foco na tríade: paciente, profissional e ambiente e Saúde do Trabalhador.

Bárbara Pompeu Christovam, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery (2009) e Pós Doutorado em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2018). Encontra-se desenvolvendo pesquisas voltadas ao desenvolvimento de conceito de Gerência do Cuidado de Enfermagem e em Saúde e Gerência do Cuidado com a Pele e em Lesões Cutâneas nos serviços de Saúde com ênfase na atenção Primária, bem como pesquisa de desenvolvimento tecnológico voltada para o Gerenciamento de Segurança Sanitária nos Serviços de Saúde - Monitoramento e Avaliação de Produtos para a Saúde. Professora Associada da Área de Administração em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial e do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da EEAAC/UFF, Diretora do Centro de Atenção e Investigação em Tuberculose e Doenças Pulmonares Prof Mazzini Bueno da UFF, Coordenadora da Turma 2 fora da sede financiado pela CAPES/COFEN (2022-2024), em parceria com a UFAC, em Rio Branco - Acre. Coordena o Curso de Especialização em Gerência dos Serviços de Enfermagem da EEAAC/UFF, Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Gestão do Cuidado em Saúde - LABGESTCUIDAR; Coordenadora do Programa de Extensão intitulado Centro de Atenção ao Idoso e Cuidadores. Atuou como Assessora Técnica do Departamento de Suprimentos da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Implantou a Comissão Permanente de Padronização e Avaliação de Materiais Médico-Hospitalares e Ambulatoriais da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói - RJ e no Hospital Universitário Antonio Pedro/UFF. Atualmente encontra-se como representante do Brasil na Coordenação Geral da Rede Internacional de Gestão do Cuidado da OPS/OMS. Tem experiência de assessoria e consultoria na área de Gestão de Serviços e Processos na atenção primária e hospitalar, com ênfase na Gerência de Serviços de Saúde e de Enfermagem e na Gestão de Materiais Pós-Comercialização. Áreas temáticas de interesse: gerência do cuidado de enfermagem e de saúde na atenção primária e hospitalar, implementação de melhorias na gestão de unidades de saúde, qualidade e segurança do paciente, gestão de materiais com ênfase em tecnovigilância, análise de custos, educação em saúde, lesões cutâneas, indicadores de saúde e de gestão, tuberculose e doenças respiratórias crônicas, gestão do cuidado em doenças crônicas não transmissíveis no adulto e no idoso e gerenciamento de segurança sanitária.

Juliana Faria Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em enfermagem pela UERJ, Mestre em enfermagem pela UERJ, especialista em Terapia Intensiva pela mesma universidade e graduada pela UNIFAL-MG. Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN/UFRJ.Professora Permanente do Programa de Pós graduação em Enfermagem da EEAN/UFRJ. Vice Líder do Pesquisa do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Concepções para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (TECCONSAE). Coordenadora do Laboratório de Habilidades multiusuário do CCS/UFRJ. Revisora de revistas científicas da área. Orientadora Acadêmica da Liga de Trauma Emergência e Simulação da UFRJ. Tem experiência na área de enfermagem Intensivista, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação realística, Treinamento simulado, Paciente Simulado eTerapia Intensiva.

Aline Silva da Fonte Santa Rosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Especialista em Enfermagem Pediátrica pela EEAN/UFRJ. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Professora Adjunta do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem em Pediatria na Modalidade Residência da Faculdade de Enfermagem da UERJ / Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Membro do Grupo de Pesquisa : GRUPESP - UERJ. Coordenadora do projeto de Extensão: Catavento dos Cuidados.Pesquisa as seguintes temáticas: saúde da criança, Gerência em Enfermagem e História da Enfermagem.

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

SANTOS, Isaac Sebastião Nunes; SOUZA, Cláudio José de; SILVINO, Zenith Rosa; CHRISTOVAM, Bárbara Pompeu; CAMPOS, Juliana Faria; DE OLIVEIRA, Aline Silva da Fonte Santa Rosa. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS NOS LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO CLÍNICA POR ENFERMEIROS: ANÁLISE DE BOAS PRÁTICAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3890. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3890. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde