EFEITOS DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE LESÕES SOBRE OS FATORES DE RISCO DE ENTORSE DE TORNOZELO EM UMA EQUIPE DE BASQUETEBOL

Autores

  • Laura Costenaro Universidade do Vale do Taquari
  • Eduardo Sehnem Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3858

Palavras-chave:

Basquetebol, Lesões do Pé, Prevenção, Articulação do Tornozelo, Fisioterapia esportiva

Resumo

O basquetebol é um esporte que envolve contato intenso entre os jogadores, exigindo movimentos de trocas de direção, saltos, arremessos, aceleração e desaceleração fazendo com que os membros inferiores exerçam uma grande demanda para o gesto esportivo, acarretando em maior risco de lesão, como o entorse de tornozelo. Com essa lesão, o atleta pode desenvolver instabilidade crônica de tornozelo, sofrer com dores e não participar de treinos e competições, afetando o desenvolvimento de habilidades. A avaliação fisioterapêutica pode identificar déficits do jogador e desenvolver estratégias para impedir que tais lesões ocorram, através de programas de prevenção de lesões. O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito de um programa de prevenção de lesões aplicado em jovens atletas praticantes de basquetebol sobre os preditores de lesão de entorse de tornozelo. A pesquisa foi de campo, de caráter longitudinal e quantitativo e de objetivo exploratório, comparando dados pré e pós intervenção com testes específicos, em que a amostra foi de 9 atletas entre 14 e 15 anos, praticantes de basquetebol. Foram aplicados exercícios com frequência semanal de 2 vezes por um período de 9 semanas, direcionados à mobilidade de tornozelo, treino de propriocepção, força dos estabilizadores de tornozelo, saltos e trocas de direção, com progressão de complexidade. Os resultados mostraram um bom desenvolvimento de força muscular de 3 dos 4 músculos avaliados e melhora da propriocepção dos membros inferiores. Concluímos que um programa de exercícios pode diminuir alguns dos fatores preditores de lesão de entorse de tornozelo, mas vale destacar que uma avaliação deve ser feita para identificar déficits do atleta e assim desenvolver exercícios específicos.

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

COSTENARO, Laura; SEHNEM, Eduardo. EFEITOS DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE LESÕES SOBRE OS FATORES DE RISCO DE ENTORSE DE TORNOZELO EM UMA EQUIPE DE BASQUETEBOL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3858. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3858. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde