PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 ACOMPANHADOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO SUL DO BRASIL

Autores

  • Cristian Alba Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Fernanda Scherer Adami Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Priscila Berti Zanella Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Juliana Paula Bruch-Bertani Univates.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3851

Palavras-chave:

Prevalência, Estado Nutricional, Diabetes Mellitus, Tabagismo

Resumo

Introdução: O conhecimento acerca das condições de saúde da população é de suma importância para o planejamento de políticas públicas com o enfoque na prevenção e tratamento eficientes das doenças crônicas não transmissíveis. No que concerne essas doenças crônicas não transmissíveis a Diabetes Mellitus do tipo 2 (DM2) é uma preocupação mundial contribuindo diretamente para o aumento da taxa de morbimortalidade da população brasileira. Objetivo: avaliar a prevalência de DM2 e a presença de fatores de risco em pacientes atendidos em ambulatório de nutrição do interior do estado do Rio Grande do Sul. Métodos: pesquisa transversal, composta por 834 prontuários de pacientes adultos e idosos de ambos os sexos. Os dados coletados foram: idade, sexo, tabagismo, etilismo, nível de escolaridade, cor e estado civil. Em relação a antropometria coletou-se os dados de peso e altura e calculou-se o índice de massa corporal (IMC). O valor de significância estatística adotado para todas as análises foi de 5% (p ≤ 0,05). Resultados: encontrou-se DM2 em 112 prontuários, equivalendo a 13,42%. A idade variou de 24 a 85 anos, com média de 61,1±11,2 anos, sendo 58% de idosos. A média de IMC para os adultos foi de 34,4±7,6 kg/m2, e para os idosos de 32,9±6,2 kg/m2. Os indivíduos tabagistas apresentaram associação com perfil de eutrofia, não tabagistas de obesidade e ex-tabagistas de sobrepeso. Conclusão: a prevalência de DM2 foi de 13,42%. A única variável que se associou com o estado nutricional foi o tabagismo.

Biografia do Autor

Cristian Alba, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduado pelo curso de Nutrição da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Fernanda Scherer Adami, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento. Docente do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Priscila Berti Zanella, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Doutora em Ciências Pneumológicas. Docente do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Juliana Paula Bruch-Bertani, Univates.

Doutora emCiências da Gastroenterologia e Hepatologia - UFRGS.

Docente do curso de Nutrição - Univates

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

ALBA, Cristian; SCHERER ADAMI, Fernanda; BERTI ZANELLA, Priscila; BRUCH-BERTANI, Juliana Paula. PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 ACOMPANHADOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO SUL DO BRASIL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3851. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3851. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde