OS IMPACTOS DA CHIKUGUNYA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES COM ARTRALGIA CRÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3844

Palavras-chave:

Dor crônica, Chikungunya vírus, Transtornos mentais

Resumo

A Chikungunya é uma doença, transmitida ao homem pela picada do mosquito fêmea do gênero Aedes, ocasionando dores nas articulações que podem se tornarem crônicas, afetando assim as atividades diárias. Esse estudo teve por objetivo reunir estudos sobre a relação da artralgia crônica, verificada nos pacientes, e seu impacto na qualidade de vida. Foram realizadas buscas de publicações científicas nas bases PUBMED, BVS e SCOPUS, utilizando os DeCS e MeSH (Chronic Pain) OR (Dor crônica) AND (Chikungunya vírus) OR (Chicungunha), no período atemporal. A pesquisa incluiu artigos originais envolvendo a temática, nos idiomas inglês e português, sendo excluídos estudos secundários, editoriais e fora da temática. A análise dos estudos apontou que a artralgia crônica pode está presente nos pacientes acometidos pela Chikungunya, apresentando uma correlação entre a doença e os prejuízos na qualidade de vida. Os tratamentos disponíveis proporcionam a diminuição das dores nas articulações e edemas locais melhorando o desenvolvimento das atividades diárias. Cuidar somente das dores físicas não é suficiente para melhora da qualidade de vida dos pacientes sequelados. O suporte psicológico é importante para ajudá-los a se adaptar às limitações da sua nova realidade.

Biografia do Autor

José Nairton Coelho da Silva, Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED, Barbalha – CE.

Lorena Alencar Sousa, Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED, Barbalha – CE.

Larissa Lacerda Lodonio, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – ESTÁCIO/IDOMED

Graduanda do Curso de Medicina. Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – ESTÁCIO/IDOMED, discente, Juazeiro do Norte-CE.

Estelita Lima Cândido, Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED

Doutora em BIOTECNOLOGIA pela REDE NORDESTE DE BIOTECNOLOGIA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED, Barbalha – CE.

Cláudio Gleidiston Lima da Silva, Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Diretor geral da Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED, Barbalha – CE.

Maria do Socorro Vieira Dos Santos, Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED

Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina de Barbalha-FAMED, Barbalha – CE.

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

NUNES CARDOSO, Joanderson; NAIRTON COELHO DA SILVA, José; ALENCAR SOUSA, Lorena; LACERDA LODONIO, Larissa; LIMA CÂNDIDO, Estelita; GLEIDISTON LIMA DA SILVA, Cláudio; DO SOCORRO VIEIRA DOS SANTOS, Maria. OS IMPACTOS DA CHIKUGUNYA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES COM ARTRALGIA CRÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3844. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3844. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde