SATISFAÇÃO COM O ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE PACIENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA

Autores

  • Estefânia Carla Bompani Silva e Souza Fogaça FEMA
  • Juliana Souza Uzeloto FEMA

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3841

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente, Fisioterapia, Serviço de Saúde, Instituição Acadêmica

Resumo

As clínicas-escolas constituem serviços ligados a instituições de ensino superior onde o atendimento à população é realizado por alunos e professores e, além do atendimento prestado, destaca-se também, uma importante oferta de contribuição para a comunidade local em diversos aspectos. A adesão e permanência no tratamento são cruciais para que haja resolutividade das necessidades dos pacientes em uma relação que vincula responsabilidade e comprometimento de todos os envolvidos nesse processo. Objetivo: Avaliar o grau de satisfação dos pacientes atendidos na clínica escola de Fisioterapia em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, no qual foi investigada a satisfação de uma amostra de conveniência de pacientes em atendimento em uma clínica escola de Fisioterapia. Para isso, foi utilizado o questionário MedRisk Instrument for Measuring Patient Satisfaction (MRPS) que forneceu, quantitativamente, o grau de satisfação nos fatores “Interpessoal”, “Conveniência e eficiência”, “Educação do paciente” e “Globais”. Além disso, características pessoais, como idade, sexo, condição tratada e quantidade de sessões de fisioterapia realizadas foram coletadas a fim de fomentar a investigação de associações com o grau de satisfação. Resultados: Foram coletadas informações de 66 indivíduos. A maioria (63,9%) dos respondedores foram pacientes que estavam em atendimento e 36,1% eram acompanhantes de pacientes que responderam, nos casos em que o paciente não era capaz de responder. A maioria (68,9%) da amostra relatou precisar de menos que 15 minutos para chegar até a clínica de Fisioterapia. Foi possível observar em cada opção de resposta para a questão “Como está a sua atual condição comparada como você estava antes de começar o tratamento fisioterapêutico?”. Sendo que a maioria (48,5%) respondeu “muito melhor” e, em todas as afirmativas, a grande maioria (acima de 90%) dos respondedores concordaram plenamente, revelando grande satisfação em todos os domínios avaliados. Conclusão: Constatou-se que os pacientes estão sempre informados a respeito dos atendimentos e intervenções que são realizados pelos alunos, sob supervisão dos professores. Essa e outras informações podem ter contribuído para os resultados positivos que apontam opinião satisfatória dos pacientes, comprometimento e seriedade nos serviços oferecidos pela equipe.

Biografia do Autor

Estefânia Carla Bompani Silva e Souza Fogaça, FEMA

Discente de Fisioterapia na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Assis, SP.

Juliana Souza Uzeloto, FEMA

Doutora em Fisioterapia e Docente na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Assis, SP.

Downloads

Publicado

16-08-2024

Como Citar

FOGAÇA, Estefânia Carla Bompani Silva e Souza; SOUZA UZELOTO, Juliana. SATISFAÇÃO COM O ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE PACIENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3841. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3841. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais