SATISFAÇÃO COM O ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DE PACIENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3841Palavras-chave:
Satisfação do Paciente, Fisioterapia, Serviço de Saúde, Instituição AcadêmicaResumo
As clínicas-escolas constituem serviços ligados a instituições de ensino superior onde o atendimento à população é realizado por alunos e professores e, além do atendimento prestado, destaca-se também, uma importante oferta de contribuição para a comunidade local em diversos aspectos. A adesão e permanência no tratamento são cruciais para que haja resolutividade das necessidades dos pacientes em uma relação que vincula responsabilidade e comprometimento de todos os envolvidos nesse processo. Objetivo: Avaliar o grau de satisfação dos pacientes atendidos na clínica escola de Fisioterapia em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, no qual foi investigada a satisfação de uma amostra de conveniência de pacientes em atendimento em uma clínica escola de Fisioterapia. Para isso, foi utilizado o questionário MedRisk Instrument for Measuring Patient Satisfaction (MRPS) que forneceu, quantitativamente, o grau de satisfação nos fatores “Interpessoal”, “Conveniência e eficiência”, “Educação do paciente” e “Globais”. Além disso, características pessoais, como idade, sexo, condição tratada e quantidade de sessões de fisioterapia realizadas foram coletadas a fim de fomentar a investigação de associações com o grau de satisfação. Resultados: Foram coletadas informações de 66 indivíduos. A maioria (63,9%) dos respondedores foram pacientes que estavam em atendimento e 36,1% eram acompanhantes de pacientes que responderam, nos casos em que o paciente não era capaz de responder. A maioria (68,9%) da amostra relatou precisar de menos que 15 minutos para chegar até a clínica de Fisioterapia. Foi possível observar em cada opção de resposta para a questão “Como está a sua atual condição comparada como você estava antes de começar o tratamento fisioterapêutico?”. Sendo que a maioria (48,5%) respondeu “muito melhor” e, em todas as afirmativas, a grande maioria (acima de 90%) dos respondedores concordaram plenamente, revelando grande satisfação em todos os domínios avaliados. Conclusão: Constatou-se que os pacientes estão sempre informados a respeito dos atendimentos e intervenções que são realizados pelos alunos, sob supervisão dos professores. Essa e outras informações podem ter contribuído para os resultados positivos que apontam opinião satisfatória dos pacientes, comprometimento e seriedade nos serviços oferecidos pela equipe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estefânia Carla Bompani Silva, Souza Fogaça, Juliana Souza Uzeloto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.