ACOLHIMENTO DE MIGRANTES PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES RECENTES (2013 A 2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3794

Palavras-chave:

Dissertações, EJA, Estudantes migrantes

Resumo

A migração é um fenômeno global de mobilidade humana, pelo qual diversas pessoas são impulsionadas a mudarem os locais em que vivem em busca de melhores condições de trabalho, educação, segurança ou qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise de dissertações dos anos de 2013 a 2023 sobre o acolhimento de estudantes migrantes pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com caráter descritivo e exploratório, que se aproxima do estado do conhecimento. Os dados foram coletados por meio de consultas ao acervo digital da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) empregando com descritores de busca nos títulos e resumos: Educação de Jovens e Adultos e migrantes; Migrantes na modalidade EJA; e Jovens e Adultos migrantes. Foram identificadas 9 (nove) dissertações relacionadas ao estudo. Os resultados evidenciaram que a temática EJA e migrantes é visualizada e retratada somente para a compressão social do problema, como o processo de migração, as dificuldades de conciliar estudo e trabalho, a inserção no ambiente escolar e a elaboração de novas políticas públicas para inclusão. Por fim, concluímos que sendo uma temática atual e com ascensão recente, são necessárias novas pesquisas que abordem quais propostas pedagógicas avaliam essa realidade vivida no ambiente escolar, como por exemplo, as dificuldades e os desafios de letramento e alfabetização científica desses migrantes.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT.

Carlos Gabriel Araújo Bulhões, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduado em Licenciatura plena em Química e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especializações em Docência no Ensino Superior e Metodologias para o ensino de Química pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestrando em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Downloads

Publicado

16-08-2024

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; ARAÚJO BULHÕES, Carlos Gabriel. ACOLHIMENTO DE MIGRANTES PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES RECENTES (2013 A 2023). Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3794. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3794. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais