ACOLHIMENTO DE MIGRANTES PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES RECENTES (2013 A 2023)
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3794Palavras-chave:
Dissertações, EJA, Estudantes migrantesResumo
A migração é um fenômeno global de mobilidade humana, pelo qual diversas pessoas são impulsionadas a mudarem os locais em que vivem em busca de melhores condições de trabalho, educação, segurança ou qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise de dissertações dos anos de 2013 a 2023 sobre o acolhimento de estudantes migrantes pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com caráter descritivo e exploratório, que se aproxima do estado do conhecimento. Os dados foram coletados por meio de consultas ao acervo digital da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) empregando com descritores de busca nos títulos e resumos: Educação de Jovens e Adultos e migrantes; Migrantes na modalidade EJA; e Jovens e Adultos migrantes. Foram identificadas 9 (nove) dissertações relacionadas ao estudo. Os resultados evidenciaram que a temática EJA e migrantes é visualizada e retratada somente para a compressão social do problema, como o processo de migração, as dificuldades de conciliar estudo e trabalho, a inserção no ambiente escolar e a elaboração de novas políticas públicas para inclusão. Por fim, concluímos que sendo uma temática atual e com ascensão recente, são necessárias novas pesquisas que abordem quais propostas pedagógicas avaliam essa realidade vivida no ambiente escolar, como por exemplo, as dificuldades e os desafios de letramento e alfabetização científica desses migrantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Franco Leão, Carlos Gabriel Araújo Bulhões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.