CONSULTA DE ENFERMAGEM AOS RECLUSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE LISBOA, PORTUGAL

Autores

  • Raquel Xavier Guimarães Estabelecimento Prisional de Lisboa, Portugal
  • Maria José Simões Neto Cabrita Estabelecimento Prisional de Lisboa, Portugal
  • Leidy Dayane Paiva de Abreu Universidade Estadual do Ceará
  • Eliany Nazaré Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Ana Hirley Rodrigues Magalhães Centro Universitário Inta (UNINTA), Sobral, Ceará, Brasil
  • Rosana Liberato Lopes
  • Francisca Emanuela Paiva de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3757

Palavras-chave:

Hipertensão, Enfermagem, Educação em Saúde, Cuidado de Enfermagem, Prisões

Resumo

Os estabelecimentos prisionais são locais propícios à concentração de situações de risco para a saúde e muitos reclusos são diagnosticados com doenças crônicas, tais como Hipertensão Arterial (HAS). A vivência objetivou relatar a experiência por meio da consulta de enfermagem no Estabelecimento Prisional de Lisboa no controle da pressão arterial, adesão ao tratamento de reclusos. Foi realizado um relato de prática realizado de junho de 2021 a abril de 2022, pela equipe de enfermagem no Estabelecimento Prisional de Lisboa, Portugal, junto aos 99 reclusos com hipertensão arterial, por meio da consulta de enfermagem e atividades de educação em saúde. Na vivência da equipe de enfermagem, foram realizadas 307 consultas, com uma média de 3 consultas por indivíduo. O grupo etário que prevaleceu foi de 50-60 anos. Grande parte dos reclusos tem atividade profissional no setor secundário. A maioria sabem que são hipertensos. Observa-se que a consulta de enfermagem desempenha um papel fundamental na avaliação e transmissão de conhecimentos sobre a Covid-19, na promoção da saúde e prevenção de forma a preparar os reclusos para o autocuidado, capacitando-os para a adoção de comportamentos saudáveis. A experiência mostrou a importância da consulta de enfermagem na implantação de medidas preventivas para evitar e/ou controlar a hipertensão arterial nesse ambiente, e da implementação de ações educativas e normativas voltadas para os reclusos.

Biografia do Autor

Raquel Xavier Guimarães, Estabelecimento Prisional de Lisboa, Portugal

  1. Mestre em Saúde Tropical pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Mestre em Saúde da Família pela Rede Nordeste em Saúde da Família (RENASF), Fiocruz, Ceará, Brasil. Enfermeira do Estabelecimento Prisional de Lisboa. Enfermeira do Hospital Militar de Lisboa, Portugal. 

Maria José Simões Neto Cabrita, Estabelecimento Prisional de Lisboa, Portugal

Mestre em Ecologia Humana pela Universidade Nova de Lisboa. Especialista em enfermagem de Reabilitação pela Escola superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa Enfermeira Coordenadora do Serviço de Enfermagem do Estabelecimento Prisional de Lisboa, Portugal.

Leidy Dayane Paiva de Abreu, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadiual do Ceará (UECE). Docente do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará, Crateus, Ceará, Brasil. 

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil. 

Ana Hirley Rodrigues Magalhães , Centro Universitário Inta (UNINTA), Sobral, Ceará, Brasil

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Rede Nordeste em Saúde da Família (RENASF), Fiocruz, Ceará, Brasil. Doecente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA), Sobral, Ceará, Brasil. 

Rosana Liberato Lopes

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Renasf/UECE), Doutoranda em Saúde da Família(UCE/CE). Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. 

Francisca Emanuela Paiva de Abreu

Assistente Social. Atua na Estratégia de Saúde da Família de Hidrolândia, Ceará, Brasil. 

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

XAVIER GUIMARÃES, Raquel; SIMÕES NETO CABRITA, Maria José; DE ABREU, Leidy Dayane Paiva; NAZARÉ OLIVEIRA, Eliany; RODRIGUES MAGALHÃES , Ana Hirley; LIBERATO LOPES, Rosana; PAIVA DE ABREU, Francisca Emanuela. CONSULTA DE ENFERMAGEM AOS RECLUSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE LISBOA, PORTUGAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3757. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3757. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde