PRÁTICAS DE GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO APLICADO AO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (CADE)
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i1a2024.3753Palavras-chave:
Governança, Práticas de Governança, Gestão de Pessoas, Administração Pública, Conselho Administrativo de Defesa EconômicaResumo
Nos últimos anos a Administração Pública vem investindo maciçamente na temática da governança. Dada a necessidade de um Estado mais eficiente o debate pelo tema da governança na esfera pública resultou na formação de princípios básicos que regulam as práticas de governança no setor público. O Tribunal de Contas da União (TCU), tem incentivado o uso das práticas de governança na área de gestão de pessoas. As práticas de governança em gestão de pessoas vêm sendo disseminadas no setor público como forma de orientar uma mudança cultural, estimulando ao empreendedorismo no setor público, o incentivo a meritocracia, orientação para resultados, gestão de talentos, retenção de servidores e avaliação de desempenho. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar o modelo de práticas de governança adotado pela área de Gestão de Pessoas do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para tanto a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. A partir dos resultados, identificou-se que a área da gestão de pessoas vem sendo identificada como um fator chave para o bom desempenho organizacional e qualidade dos serviços prestados pela autarquia a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriane Rodrigues Gaia, Christian Luiz da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.