PRÁTICAS DE GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO APLICADO AO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (CADE)

Autores

  • Adriane Rodrigues Gaia UTFPR
  • Christian Luiz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i1a2024.3753

Palavras-chave:

Governança, Práticas de Governança, Gestão de Pessoas, Administração Pública, Conselho Administrativo de Defesa Econômica

Resumo

Nos últimos anos a Administração Pública vem investindo maciçamente na temática da governança. Dada a necessidade de um Estado mais eficiente o debate pelo tema da governança na esfera pública resultou na formação de princípios básicos que regulam as práticas de governança no setor público. O Tribunal de Contas da União (TCU), tem incentivado o uso das práticas de governança na área de gestão de pessoas. As práticas de governança em gestão de pessoas vêm sendo disseminadas no setor público como forma de orientar uma mudança cultural, estimulando ao empreendedorismo no setor público, o incentivo a meritocracia, orientação para resultados, gestão de talentos, retenção de servidores e avaliação de desempenho. Com base nisso, este estudo tem como objetivo analisar o modelo de práticas de governança adotado pela área de Gestão de Pessoas do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para tanto a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. A partir dos resultados, identificou-se que a área da gestão de pessoas vem sendo identificada como um fator chave para o bom desempenho organizacional e qualidade dos serviços prestados pela autarquia a sociedade.

Biografia do Autor

Christian Luiz da Silva , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Bolsista Produtividade CNPq. Coordenador adjunto dos programas acadêmicos da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES e Coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária. Professor Associado III da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Tecnologia e Sociedade (PPGTE), do Programa de Pós-graduação em Planejamento e e Governança Pública (mestrado profissional) e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Membro efetivo do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Observatório das Metrópoles. Graduado em economia, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP. Ganhador do Prêmio Paraná de Economia em 1999, 2002, 2005, 2007 e 2009 e 2010. Escolhido pelos economista como Economista do Ano (2010) na categoria acadêmica, por sua trajetória e atuação na área. Presidente do Conselho Regional de Economia - 6a. Região/ Paraná em 2005. Foi coordenador Adjunto dos Programas Profissionais de pós-graduação da Capes na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES (2013-2018). Líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmica de Desenvolvimento Territorial (PD2T) da UTFPR. Desenvolve pesquisas relacionadas a política e gestão pública para o desenvolvimento local sustentável. Possui 15 livros publicados sobre o tema. Pesquisador do CNPq e da Fundação Araucária. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8046559694932152.

Downloads

Publicado

04-06-2024

Como Citar

RODRIGUES GAIA, Adriane; SILVA , Christian Luiz da. PRÁTICAS DE GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO APLICADO AO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (CADE). Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i1a2024.3753. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3753. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional