O IMPACTO DAS QUEIMADAS NA SAÚDE DE CRIANÇAS NA CIDADE DE CASTANHEIRA - MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3715

Palavras-chave:

Queimadas, Amazônia legal, Saúde da criança, Sustentabilidade

Resumo

O processo de queimadas de biomassa, de ordem natural ou por intermédio do homem, afeta diretamente a saúde populacional. Estudos apontam direta relação entre queimadas e busca por atendimento hospitalar para crianças. Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre queimadas florestais e possíveis causas de doenças respiratórias em crianças de até 12 anos de idade incompletos, considerando as condições meteorológicas como variáveis de controle. Foi realizado um levantamento de dados no Pronto Atendimento Municipal - PAM onde verificou-se buscas por atendimento médico para crianças, via Sistema Único de Saúde - SUS, contribuindo para construção e fortalecimento das políticas de enfrentamento das queimadas, promovendo a saúde humana. Considerando as condições meteorológicas como variáveis de controle, fez-se a detecção dos focos de calor e condições climáticas por meio das bases de dados disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e pela Organização Internacional de Meteorologia – OGIMET, para o período compreendido entre 01 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020. Observou-se número de internações por doenças respiratórias em crianças de até 12 anos de idade incompletos, sua relação e o número de focos de queimadas ocorridos na cidade de Castanheira - MT. Os resultados apontam que as maiores taxas de comorbidades coincidem com o aumento dos focos de incêndios florestais, porém, não houve associações significativas se comparadas à diminuição da umidade relativa do ar. Portanto, é possível verificar correlação significativa entre os índices de queimadas e doenças do aparelho respiratório em crianças.

Biografia do Autor

Leandro Tenório da Silva, Pronto Atendimento da PAM

Enfermeiro. Especialista em Urgência e Emergência e Atendimento pré-hospitalar. Mestre em Ambiente e Desenvolvimento

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bióloga. Doutora em Ecologia. Coordenadora Administrativa e Professora do Programa do Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento

Downloads

Publicado

28-10-2024

Como Citar

SILVA, Leandro Tenório da; REMPEL, Claudete. O IMPACTO DAS QUEIMADAS NA SAÚDE DE CRIANÇAS NA CIDADE DE CASTANHEIRA - MATO GROSSO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 3, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3715. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3715. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde