USO DE ESPAÇOS AO AR LIVRE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES/RS/BR
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3680Palavras-chave:
Educação Física escolar, Espaços ao ar livre, Ensino Fundamental.Resumo
Esta pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, explora o uso de espaços ao ar livre nas aulas de Educação Física escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas municipais no perímetro urbano do município de Venâncio Aires/RS/BR. Seu principal objetivo foi investigar como os professores de Educação Física compreendem o desenvolvimento de aulas ao ar livre e utilizam espaços externos próximos à escola em suas práticas pedagógicas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física de escolas municipais públicas em Venâncio Aires/RS. Adicionalmente, foram mapeadas e registradas fotograficamente áreas ao ar livre próximas às escolas, identificando locais propícios para a realização de aulas de Educação Física. Os resultados revelaram que os entrevistados incorporam espaços ao ar livre em suas aulas, reconhecendo a importância das práticas corporais nesses ambientes. No entanto, observou-se uma predominância no ensino de esportes, como futebol, voleibol e atletismo, embora também tenham sido identificadas algumas práticas corporais de aventura. Entre as dificuldades encontradas para o uso desses espaços, destaca-se a distância das escolas desses lugares. Conclui-se que há a necessidade de capacitar os professores para perceberem os espaços ao ar livre no entorno de suas escolas como locais propícios para o ensino de diversas práticas corporais, indo além dos esportes tradicionais. Propõe-se atividades como pedaladas, caminhadas e trilhas de conscientização, visando não apenas o desenvolvimento físico, mas também a conscientização ambiental e a conexão dos alunos com os espaços urbanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Vinícius Arenhardt, Derli Juliano Neuenfeldt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.