USO DE ESPAÇOS AO AR LIVRE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES/RS/BR

Autores

  • Guilherme Vinícius Arenhardt Universidade do Vale do Taquari - Univates.
  • Derli Juliano Neuenfeldt Univates.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3680

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Espaços ao ar livre, Ensino Fundamental.

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, explora o uso de espaços ao ar livre nas aulas de Educação Física escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas municipais no perímetro urbano do município de Venâncio Aires/RS/BR. Seu principal objetivo foi investigar como os professores de Educação Física compreendem o desenvolvimento de aulas ao ar livre e utilizam espaços externos próximos à escola em suas práticas pedagógicas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física de escolas municipais públicas em Venâncio Aires/RS. Adicionalmente, foram mapeadas e registradas fotograficamente áreas ao ar livre próximas às escolas, identificando locais propícios para a realização de aulas de Educação Física. Os resultados revelaram que os entrevistados incorporam espaços ao ar livre em suas aulas, reconhecendo a importância das práticas corporais nesses ambientes. No entanto, observou-se uma predominância no ensino de esportes, como futebol, voleibol e atletismo, embora também tenham sido identificadas algumas práticas corporais de aventura. Entre as dificuldades encontradas para o uso desses espaços, destaca-se a distância das escolas desses lugares. Conclui-se que há a necessidade de capacitar os professores para perceberem os espaços ao ar livre no entorno de suas escolas como locais propícios para o ensino de diversas práticas corporais, indo além dos esportes tradicionais. Propõe-se atividades como pedaladas, caminhadas e trilhas de conscientização, visando não apenas o desenvolvimento físico, mas também a conscientização ambiental e a conexão dos alunos com os espaços urbanos.

Biografia do Autor

Guilherme Vinícius Arenhardt, Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Univates.

Derli Juliano Neuenfeldt, Univates.

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), especialização em Pedagogia do Esporte (1997) pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Gestão Universitária (2013) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Doutorado em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento (2016) pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Foi coordenador do Curso de Educação Física - Bacharelado da Univates (2008-2011) e coordenador do Curso de Educação Física - Licenciatura da Univates (2008-2019). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando nos Cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado e no Programa de Pós-graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação de professores, educação ambiental, ensino e TDICs.

Downloads

Publicado

16-08-2024

Como Citar

ARENHARDT, Guilherme Vinícius; NEUENFELDT, Derli Juliano. USO DE ESPAÇOS AO AR LIVRE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS URBANAS DA REDE MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES/RS/BR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3680. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3680. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais