ESTUDO DE DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NOS ANOS DE 2018 A 2022 COM A ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3589Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Questões Sociocientíficas, Ensino FundamentalResumo
O presente texto é resultado da pesquisa que teve como objetivo analisar dissertações que abordam Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências do ensino fundamental. Esta abordagem nas aulas de ciências é importante para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, como a reflexão crítica e a resolução de problemas do cotidiano, buscando formar cidadãos críticos e conscientes. É enfatizada a importância da aprendizagem significativa e da participação ativa do aluno, bem como a utilização das QSC para promover o debate e desenvolver o raciocínio crítico dos alunos. Para a realização do estudo proposto, foram analisadas dissertações dos bancos de dados da CAPES e da BDTD, com um recorte temporal de 5 anos. Com a finalidade de identificar o uso das QSC nas aulas de ciências do ensino fundamental e perceber quais os temas relevantes que ainda necessitam de investigação e aprimoramento dos métodos de ensino e aprendizagem. Foram analisadas onze dissertações em que a abordagem de pesquisa utilizada por todas foi a qualitativa, utilizando como métodos de coleta de dados principalmente questionário, entrevistas e sequências didáticas. Os temas que podem ser destacados são alimentação e agrotóxicos.Downloads
Publicado
27-12-2023
Como Citar
OLIVEIRA, Jean Carlos Soares de; TASINAFFO ALVES, Ana Claudia. ESTUDO DE DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NOS ANOS DE 2018 A 2022 COM A ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3589. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3589. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2024 Jean Carlos Soares de Oliveira, Ana Claudia Tasinaffo Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.