A TRIAGEM DO CONFLITO A PARTIR DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Autores

  • Marcelo Negri Soares PPGD Unicesumar (PR) http://orcid.org/0000-0002-0067-3163
  • Maurício Avila Prazak Escola Paulista de Direito
  • Gustavo Henrique Fernandes Sganzerla Escola Paulista de Direito – EPD

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3573

Palavras-chave:

Triagem do conflito, Análise Econômica do Direito, Métodos de solução de conflitos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma a Análise Econômica do Direito e os Direitos da Personalidade podem contribuir para a triagem do conflito em um sistema de justiça que conta com vários métodos adequados de solução de disputas, como a negociação, conciliação, mediação, arbitragem, judiciário, avaliação neutra de terceiro, minitrial, Comitê de Resolução de Disputas, dentre outros. Em um primeiro momento busca-se entender em que consiste a triagem de um conflito, sua importância e critérios utilizados. Sucessivamente, discorre-se sobre Análise Econômica do Direito, identificando os principais conceitos econômicos utilizados para a compreensão do Direito, como a teoria da escolha racional, a racionalidade limitada, eficiência (eficiência de Kaldor-Hicks e eficiência de Pareto), custo-benefício e teoria dos jogos. Ao final, verifica-se de que forma tais conceitos econômicos podem contribuir para o aperfeiçoamento e melhor compreensão dos critérios utilizados na triagem do conflito no sistema brasileiro.

Biografia do Autor

Marcelo Negri Soares, PPGD Unicesumar (PR)

Professor Visitante Coventry University (UK), Faculdade de Direito e Negócios; Professor da UFRJ; Professor Permanente do Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas da Unicesumar. Pesquisador ICETI; FAPESP e NEXT SETI. Pós-Doutor. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013).

Maurício Avila Prazak, Escola Paulista de Direito

Doutor em Direito pela USP – Universidade de São Paulo (SP); Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais (IBREI); Professor Titular do Programa de Mestrado da Escola Paulista de Direito; Coordenador Científico da Revista Brasileira de Direito Comercial; Associado do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP); e-mail: mprazak@gmail.com.

Gustavo Henrique Fernandes Sganzerla, Escola Paulista de Direito – EPD

Advogado. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) em Curitiba/PR. Mestrando em Direito pela Escola Paulista de Direito – EPD

Downloads

Publicado

16-08-2024

Como Citar

SOARES, Marcelo Negri; PRAZAK, Maurício Avila; SGANZERLA, Gustavo Henrique Fernandes. A TRIAGEM DO CONFLITO A PARTIR DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 16, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v16i2a2024.3573. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3573. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais